Campo Grande (MS) – 7 de Setembro – Dia da Independência do Brasil. A data é de muita importância para nós brasileiros, mas o 7 de setembro de 2019 ficará gravado na memória de algumas pessoas, muito mais, ainda, no coraçãozinho de muitos jovens da cidade de Bataguassu-MS.
Talvez o leitor possa imaginar a cena, mas não poderá sentir a emoção que os membros da Banda do CBMMS, compostas por militares e voluntários músicos, ao chegarem no quartel do 17º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente e serem recebidos por aqueles quase cem jovens uniformizados; e organizados com apurada ordem unida para recepcioná-los; e entusiasmados para marcharem ao ritmo da banda.
É dessa emoção que se fala, os músicos serem recebidos como grandes jogadores da seleção pelos fanáticos torcedores. Mas, ali, puderam ver nos olhos e na expressão que não estavam diante de torcedores fanáticos, mas, sim, de jovens em busca de um futuro melhor. Pequeninos ávidos pela disciplina, respeito, e mais do que isso, a vontade e garra de ser um cidadão ético, justo, respeitador, leal a pátria e a família, em busca de oportunidades, longe de vícios e ambientes nocivos, procurando sempre o convívio com pessoas de boa índole.
Esse foi o clima que a banda encontrou, uma recepção modesta, mas de uma intensidade emocional indescritível!
Quanto ao desfile, às autoridades locais, isso foi mera formalidade, pois o que valeu mesmo, foi ter o privilégio de ver aqueles olhinhos brilhando, sempre solícitos, querendo ajudar a carregar os instrumentos, perguntando como era, como funciona, se é difícil tocar, se eles terão uma banda para poder aprender… e por aí vai. Tanta curiosidade, tanta alegria, tanta força de vontade, que quase não dá vontade de parar de escrever.
Os agradecimentos aos maestros e componentes da banda, também voluntários que abrem mão de seus compromissos pessoais e familiares para se doarem em prol dessa causa que é usar a música como ferramenta para contribuir por um mundo melhor, vocês podem ter certeza, fizeram a diferença em Bataguassu.
Agradecimentos, também, ao comandante do 17º SGBM/Ind, Major Teller, e a todos os que se doam para que esses jovens tenham essa oportunidade, e em especial ao Subtenente J. Ferreira, um altruísta abnegado pela corporação e ao voluntariado, que seja sempre abençoado.
Esses jovens, com certeza, pela vontade e dedicação que demonstram, estão prontos para bem representar a nossa Pátria Amada Brasil.
Que assim seja, com a glória de Deus!
Texto de: JOSÉ MENDES – Voluntário Músico no CBMMS.