Três Lagoas (MS) – O 5º Grupamento de Bombeiros Militar em Três Lagoas disponibilizou o 2º Tenente BM Hoanderson Gomes De Sá para participar do Curso Internacional de Respostas a Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos, que participará juntamente com o 2º Tenente BM Quintana, do 6º Grupamento de Bombeiros Militar na capital. São, na realidade, dois cursos: um nível operações e outro nível técnico, que estão sendo realizados na cidade de Paulínia/SP, no período de 6 a 17 do corrente ano.
Os objetivos principais dos cursos são: conhecer e estudar as características físico-químicas dos produtos perigosos, obter e usar fontes de informação para identificar produtos e tomar as medidas cabíveis, aprender como realizar descontaminação e monitoramento e aplicar o sistema de comando de incidentes em emergências químicas. Os cursos têm duração de uma semana cada, totalizando os dois uma carga horária de 80 h/a, envolvendo aulas teóricas, práticas e execuções de simulado.
Ambos os cursos tem reconhecimento internacional e estão sendo realizados no maior centro de treinamento de atendimentos a emergências químicas do país que é a SUATRANS, com instrutores qualificados internacionalmente em países como a Argentina e EUA. A Suatrans é uma empresa que atua no atendimento a emergências ambientais e trabalha no desenvolvimento de soluções para preservação da vida e do meio ambiente, disponibilizando produtos, treinamentos e serviços.
Além de Mato Grosso do Sul, também participam dos cursos bombeiros dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo e profissionais de variadas empresas do ramo de transporte e manuseio de produtos perigosos, inclusive do Chile.
“Esses cursos são muito importantes para Três Lagoas e região devido à existência de um grande polo industrial, concentrando grandes empresas e indústrias que utilizam diversos tipos de produtos perigosos. Durante o transporte destes produtos há sempre riscos de acidentes em rodovias ou mesmo no seu manuseio, daí a necessidade de especialização e atualizações na área”. Pontuou o Comandante do 5º GBM, Tenente-Coronel BM Arruda.