Campo Grande (MS) – Na manhã de quinta-feira, 14/09/2023, o 23º Subgrupamento de Bombeiros Militar em Santa Rita do Pardo realizou uma Instrução de Tropa Pronta (ITP), sob a coordenação do comandante da unidade.
A ITP teve como objetivo o aprimoramento das técnicas de maneabilidade com os equipamentos de Combate a Incêndios urbanos, de entradas em edificações com uso de EPIs, desenvolvendo-se também a capacidade física e promovendo o trabalho em equipe.
Inicialmente, os militares se apresentaram em forma com roupas de combate a incêndios (calça e capa de incêndio) e percorreram 4,5 km correndo, nas principais ruas da cidade, para um breve aquecimento. Em seguida, houve o treinamento de agilidade com as guarnições compostas para o treinamento.
O treinamento teve a duração de 3 horas e, ao final, houve um debriefing entre os militares para discussão de ideias, troca de experiências, apresentação de sugestões para resolução de problemas e demais orientações para melhor desempenho da equipe.
“Ao final da ITP espera-se que os militares também se conscientizem de que os fatores “Tempo e Segurança” caminham lado a lado e cada um é responsável pela segurança do seu companheiro durante uma ocorrência”, pontuou o Tenente Alvares, subcomandante da unidade e um dos instrutores envolvidos.
“É necessário o treinamento frequente das guarnições, visando o aprimoramento das técnicas de combate a incêndios, especialmente para que a população possa sempre ter confiança no atendimento prestado pela Corporação. Hoje, em especial, além de proporcionar oportunidade para evolução nos treinamentos, também foi possível verificar a capacidade física da equipe, a qual demonstrou que está capacitada para atender os mais diversos sinistros e nos mais difíceis ambientes”, concluiu o Tenente Escobar, comandante dos bombeiros militares em Santa Rita do Pardo, instrutor da ITP.