Bombeiro Militar em Três Lagoas encerra Semana Nacional de Trânsito com simulado

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, setembro 25, 2017 as 00:03 | Voltar

Três Lagoas (MS) – O 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) participou, na manhã deste sábado (23), de um simulado de atendimento a acidente automobilístico, realizado na Praça Senador Ramez Tebet, região central da cidade.

O evento fez parte das ações alusivas à Semana Nacional de Trânsito em Três Lagoas, que ocorreram no período de 17 a 23 de setembro corrente. A situação simulada foi de um capotamento com laterização de veículo leve, contendo uma vitima em seu interior.

Com a chegada do Trem de Socorro, composto pelas viaturas de Salvamento (ABR-35) e de Resgate (UR-86), foi identificado: cena, situação e riscos. Após contato com a vítima que estava consciente e desorientada, feito o controle cervical, foi iniciado o trabalho de estabilização do veículo para a retirada dessa vítima com segurança.

Realizado a estabilização do veículo, com o uso de conjuntos de estabilização, foi realizada a simulação do corte da bateria e dado inicio aos procedimentos para o desencarceramento. A técnica escolhida foi o rebatimento do teto lateral com o uso do grupo desencarcerador. Criado o espaço ideal para a retirada, foi realizada a extração da vítima em ângulo zero, com o uso de colar cervical e prancha.

O Simulado fechou com muito sucesso a Semana Nacional do Trânsito na cidade de Três Lagoas, organizada pelo GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito). O Simulado ocorreu logo após a Caminhada pela Paz e Segurança no Trânsito. O tempo resposta aferido foi de 4min20seg (tempo excelente) e o da chegada das equipes até a extração da vítima, incluindo o transporte, foi de 19 minutos.

Para o 2º Tenente De Sá, oficial que gerenciou o exercício, o treinamento foi positivo. “Tivemos a oportunidade de simular uma ocorrência comum em nossos atendimentos e aplicar técnicas e procedimentos para salvamento veicular. Também testamos o grupo motomecanizado para desencarceramento e os novos conjuntos de estabilização veicular. Equipamentos que foram recentemente adquiridos pelo Governo do Estado e que se comportaram muito bem durante o simulado, nos passando grande confiança para seu uso em ocorrência real”, afirmou De Sá. “Fechamos a Semana Nacional de Trânsito com muito orgulho do trabalho que realizamos”, finalizou o oficial.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.