Três Lagoas (MS) – Reuniu-se na manhã desta quinta-feira (18), nas instalações da Sitrel Siderurgia, o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) de Três Lagoas. Foram expostos trabalhos desenvolvidos pelos GTs (grupos de trabalhos) para a execução do 1º Seminário de Prevenção e Respostas a Emergências e, também, do 1º Encontro de PAMs do Estado de Mato Grosso do Sul a serem realizados neste município no mês de julho.
Na oportunidade, foram também discutidos o desenvolvimento de um site para o PAM de Três Lagoas, a criação de um CNPJ e, ainda, a necessidade de um maior esclarecimento sobre a atividade do PAM junto às indústrias.
O PAM (Plano de Auxílio Mútuo) é uma instituição sem fins lucrativos, que visa prestar auxílio mútuo entre as empresas, o município, o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil por meio de suprimentos e manutenções diversas, bem como apoiar as atividades do Corpo de Bombeiros Militar em caso de sinistros.
Em retribuição ao auxílio mútuo, o Corpo de Bombeiros Militar disponibiliza pessoal treinado para ministrar cursos de brigada de incêndio, vistorias técnicas em caráter de orientação e outros serviços para todos os integrantes do PAM.
O acionamento do PAM é feito pelo Corpo de Bombeiros Militar, órgão encarregado de verificar a necessidade de atuação das equipes e/ou equipamentos de segurança das empresas que integram o grupo.