Bombeiro Militar em Três Lagoas realiza treinamento de combate a incêndio em líquidos inflamáveis

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, maio 3, 2017 as 22:47 | Voltar

Três Lagoas (MS) – Bombeiros Militares do 5º Grupamento de Bombeiros Militar realizaram nesta quarta-feira (3), Teste Operacional Padrão (TOP) com uso de Proporcionadores de Espuma Entrelinhas e esguicho, técnica de combate a incêndio em líquidos combustíveis e inflamáveis. A prontidão de serviço buscou nivelar e aperfeiçoar conhecimentos e técnicas de combate a incêndio com espuma mecânica.

A espuma mecânica, que é formada por bolhas de ar, é produzida por meio do batimento mecânico da água com o líquido gerador de espuma (LGE), uma espécie de detergente líquido concentrado. É o agente extintor mais utilizado no combate a incêndios de classe B, que envolvam líquidos inflamáveis. Ela possui dupla ação, agindo tanto por resfriamento, devido a água, quanto por abafamento, dada a própria espuma que forma um cobertor. Além disso, sua característica de umectação faz da espuma mecânica uma espuma de utilização recomendável, também, em alguns casos específicos, para incêndios de classe A.

Na oportunidade, os bombeiros militares aproveitaram para testar equipamentos e materiais da Viatura de Incêndio que tem como prefixo AHQ-01. Ao final da instrução, foram realizadas diversas práticas de Bomba Armar e Bomba Desarmar.

Bomba Armar é uma das técnicas empregadas em ocorrências de incêndios, que tem por definição a adoção de um conjunto de operações e/ou manobras utilizadas para o estabelecimento dos equipamentos necessários na montagem das ligações e linhas de mangueiras utilizadas para o combate. O inverso deste processo, que visa o recolhimento de todos os materiais empregados no sinistro, denomina-se Bomba Desarmar.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.