Três Lagoas (MS) – O 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) realizou, na manhã desta quinta-feira (25), reunião com os gerentes de alto escalão das indústrias do Município. O comandante do grupamento buscou, reunindo-se esses gerentes, uma maior conscientização das indústrias sobre a importância da participação efetiva no PAM, sua estruturação e organização e apresentação dos Grupos de Trabalho. Estes, apresentaram as ações para viabilizar a realização do 1º Seminário de Prevenção e Respostas a Emergências e, também, do 1º Encontro de PAMs do Estado de Mato Grosso do Sul a serem realizados neste município no mês de julho, convidando os gerentes a participarem dos referidos eventos.
Na oportunidade, também foi apresentado o trabalho do PAM de Três Lagoas nos últimos três anos, um histórico e sua importância hoje. Bem como, o seu reconhecimento pela revista “Emergência” que observou e valorizou itens como: a implantação de forma adequada, a integração de seus membros e formas de treinamento. A revista confirmou, ainda, presença no seminário.
O seminário e o encontro de PAMs já contam com a presença confirmada do excelentíssimo Sr Secretário de Justiça e Segurança Pública, e também, com a participação do Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEM); da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB); de representantes municipais, estaduais e federais do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2); de palestrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo; e representante da empresa The Safety Company (MSA do Brasil), fabricante de EPIs e equipamentos, para exposição e apresentação de novos produtos para indústrias.
A reunião contou, também, com a presença do Major Bombeiro Militar Bruno, comandante do Corpo de Bombeiros Militar em Maracaju, que também articula a estruturação do PAM naquele município.
“A reunião foi positiva. Todos demonstraram interesse em participar, visto que segurança nas indústrias é um tema de interesse não só público, mas também privado, o que tem garantido parcerias no atendimento de ocorrências e melhoramento do Corpo de Bombeiros Militar, que procura acompanhar a evolução industrial de Três Lagoas e região, em toda a sua particularidade de risco. Ficou comprovado, portanto, a importância e o resultado da sinergia entre órgãos públicos e privados”, afirmou o comandante do 5º GBM, Tenente-Coronel BM Arruda.
PAM é uma instituição sem fins lucrativos, tendo como membros órgãos públicos e empresas privadas. Presta auxílio mútuo, por meio do fornecimento de suprimentos e realização de manutenções diversas e apoia o Corpo de Bombeiros Militar em caso de sinistros.
Participaram da reunião 28 gerentes, envolvendo as seguintes Indústrias: MK QUÍMICA, CURTUME 3 LAGOAS, BEMIS, VOTORANTIM, SITREL, AVANTI, ELDORADO, AKZONOBEL, FIBRIA, CORTTEX, CTG BRASIL, WHITE MARTINS, PETROBRÁS UTE, PETROBRÁS UFN III, CARGILL, INTERNATIONAL PAPER, MSGAS, ADAR, METALFRIO, COPPERSTEEL e, também, do IMASUL.