Na ultima semana do dia 10 a 14 de agosto do corrente ano, o 14º SGBM – Porto Murtinho recebeu Bombeiros da Capital e Bombeiros do Interior incluindo militares de Amambaí e Caarapó que participaram do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP) e Curso de Arrais Amador realizado pela Marinha do Brasil de Porto Murtinho.
Os Cursos tiveram carga horária de 41 horas, incluindo Teoria e Pratica e foi direcionado especialmente para militares do Exercito Brasileiro, Policia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.
Na Teoria das matérias, foi abordado os seguintes assuntos: Marinharia (nomenclatura de embarcações), Legislação de ETSP e Arrais Amador, Regras de Manobra de Embarcações, Segurança e Sobrevivência em naufrágios, Combate a Incêndio, Primeiros Socorros, Comunicações, Noções Básicas de Estabilidade, Noções Básicas de Navegação, Motor Propulsor e Meteorologia.
Nas aulas práticas, os alunos tiveram lição de segurança e sobrevivência, prevenção e combate a incêndio, funcionamento de motores de dois e quatro tempos, navegação e manobra em embarcação miúda.
Os Cursos foram ministradas nas instalações do Exército Brasileiro, e contou com aproximadamente 35 alunos, entre militares do Exercito Brasileiro, Policia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, que saíram com Certificado e Carteira que o habilita a pilotar embarcações caracterizadas e embarcações para uso em lazer.
O Curso de ETSP habilita os militares a pilotar embarcações caracterizadas que sejam de propriedade do Estado, e que esteja sendo utilizado em serviço do Corpo de Bombeiros. O Curso de Arrais Amador habilita o militar a pilotar embarcações descaracterizadas, ou seja, o militar se utiliza dessa carteira em horas de lazer, esse curso é concessão da Marinha do Brasil, pois a Marinha cobra aulas de Auto Escola particular.