Caarapó-MS, o 9º Subgrupamento de Bombeiros Militar, (9ºSGBM/Ind.) realizou no dia 02 de junho quarta feira a instrução de salvamento veicular referente às ITPs mensal onde foram praticadas pela guarnição atividades de salvamento, extricação e resgate veicular, objetivando treinar atualizar e aperfeiçoar o padrão de atendimento emergencial por meio da educação continuada.
Extricação é um termo utilizado para indicar resgate, salvamento pré-hospitalar em geral; significa: retirar uma vítima de um local do qual ela não pode sair por seus próprios meios. Em muitas situações, especialmente no caso de acidentes automobilísticos, a extricação da vítima pode ser um processo delicado e complexo, um típico exemplo é o da vítima presa às ferragens, nesta circunstância é clássica a máxima conhecida pelos bombeiros; “não retira-se a vítima das ferragens, retira-se as ferragens de entorno à vítima”. Para um procedimento de extricação técnico e seguro, além dos cuidados básicos como avaliação da cena, é fundamental a existência de equipamentos e profissionais específicos.
As ITPs têm como objetivo manter a tropa atualizada com conhecimentos dentro dos padrões técnicos e doutrinários referentes ao salvamento veicular, uso de equipamentos de proteção individual, estabilização do veículo, realização de cortes no veículo, realização de cortes nas colunas com rebatimento de teto, rebatimento de painel, retiradas de portas com a criação da terceira porta, quebra controlada de vidros com acesso pelos para-brisas.
Proporcionando aos bombeiros do Estado Mato Grosso do Sul a atualização dos conhecimentos e técnicas necessárias para a realização do resgate em acidentes automobilísticos com vítimas presas em ferragens, determinando e implementando as técnicas e táticas para estabelecer o comando, dimensionar a cena, gerenciar os riscos, obter acesso, desencarcerar e extrair as vítimas com rapidez e segurança, utilizando equipamentos e ferramentas específicas.
Caarapó/MS, 03 de junho de 2016.