Coxim (MS) – O 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente atendeu na madrugada de domingo (14), uma ocorrência com vítima de picada de cobra em fazenda localizada na Estrada do Pantanal, cerca de 50km de Coxim.
Acionados por volta das 00h 45min, a guarnição deslocou-se ao encontro do veículo, uma caminhonete Hilux, que estaria transportando a vítima para Coxim, vindo da Fazenda Fortuna, estrada que dá acesso ao Pantanal. Por tratar- se de um local de difícil acesso (estrada com muita areia e, nesta época do ano, com muita lama e áreas alagadas) o atendimento foi realizado na viatura As-58 (veículo 4×4), pois, com um veículo normal seria extremamente difícil chegar até o destino. Ao se deparar com o veículo, foi constatado que a vítima apresentava inchaço no membro inferior esquerdo, vômito e cefaleia, porém, estava consciente e orientada. Foi aplicado o soro anti- ofídico prescrito pelo médico
e a vítima foi removida ao Pronto Socorro do Hospital Regional de Coxim, ficando aos cuidados da equipe médica de plantão.
Este tipo de ocorrência é bastante comum na região do Pantanal (área de atuação do 5° SGBM/IND) e por isso os bombeiros orientam as pessoas quanto aos procedimentos em caso de ataques por animais peçonhentos para que não façam sucção do veneno, torniquete, cortes ou apliquem café, fumo, álcool ou outros produtos sobre o ferimento, sob risco de provocar infecção, necrose ou mesmo favorecer a absorção do veneno pelo organismo. Recomenda- se lavar o local com água e sabão (ou soro fisiológico, se tiver), manter a vítima em repouso e levá-la imediatamente para o pronto socorro mais próximo se houver condução, se não houver, ligar para o serviço de emergência (193) que uma viatura será deslocada para fazer o atendimento e em alguns casos, como nesta ocorrência mais especificamente, pode- se transportar a vítima e entrar em contato com o serviço de emergência para que uma viatura vá ao encontro, agilizando assim, o atendimento.