Coxim (MS) – O 5° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente iniciou nesta terça-feira (09), aulas de Jiu–Jitsu para os alunos do Projeto Bombeiros do Amanhã. As aulas acontecerão todas as terças-feiras e serão ministradas pelo 3° Sgt Sandro Silva, faixa preta, com registro na Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu. O mesmo é instrutor da equipe MF TEAM – Coxim, que, por sua vez é filiada à GERSON JIU – JITSU ACADEMY, de Campo Grande.
De acordo com o instrutor, as modalidades trabalhadas com os alunos do Projeto serão a Defesa Pessoal e o “No Gi”, Jiu – Jitsu sem kimono. O Jiu – Jitsu e as artes marciais em geral podem otimizar o desenvolvimento do indivíduo, pois, são trabalhados temas/conceitos que vão muito além de golpes e técnicas de luta, já que a própria definição do termo Jiu- Jitsu (Arte Suave) – sistema de luta que busca vencer o oponente sem causar-lhe danos ou dando-lhe a opção de desistir, mostra ao praticante que para vencer (na vida ou nas artes marciais) não é necessário machucar ou menosprezar o próximo. Trabalha-se também outros aspectos que servem para o cotidiano dos alunos, tais como:
- Perseverança – os melhores não nasceram assim, tiveram que treinar/estudar muito para conseguir o que queriam;
- Espírito de equipe – companheirismo e amizade, os amigos (companheiros de treino) verdadeiros são para vida toda, aprendem a obedecer a regras;
- Aprende-se que não se pode ganhar sempre, mas que mesmo na dificuldade ou derrota, existe aprendizado;
- Melhora a concentração, auto-estima, auto-confiança, auto-controle, disciplina e saúde.
Através da luta busca-se fortalecer o caráter e possibilitar que a criança/adolescente atinja a idade adulta com seus princípios morais já formados, uma vez que o Jiu–Jitsu é totalmente pautado no conceito de hierarquia e disciplina, o que reflete positivamente no comportamento da criança em casa, na escola e na sociedade em geral.