O 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente realizou na manhã de quinta-feira (30) um simulado de acidente de trânsito com múltiplas vítimas, ocorrido na rodovia BR 163, em Coxim. O evento fez parte da Instrução de Tropa Pronta – ITP que, no mês de março, abordou o tema “Atendimento Pré-Hospitalar”.
No exercício simulou-se um acidente automobilístico entre um utilitário, um carro de passeio e uma motocicleta, totalizando de 12 pessoas feridas que apresentavam diversos quadros clínicos e traumas, dentre eles: hemorragias severas, fraturas fechadas e expostas, traumatismo raquimedular, lesões internas e até óbito.
Visando aprimorar a interação entre órgãos e empresas da área da segurança pública e emergência, foram convidados para o simulado: a 6ª Delegacia da Policia Rodoviária Federal e a Concessionária CCR MS Via. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, que trabalha em conjunto com a Unidade de Bombeiros de Coxim, também atuou na simulação.
No evento foi colocado em prática o MÉTODO START que é uma triagem realizada em circunstâncias criticas (múltiplas vitimas) como objetivo de racionalizar e organizar a atuação das equipes de socorristas por meio do estabelecimento de prioridades, tanto de atendimento quanto de transporte a uma unidade hospitalar para tratamento definitivo. As vítimas são classificas por cores e encaminhadas para as lonas equivalentes a elas na área de concentração de vítimas – ACV.
Também foi utilizada a ferramenta gerencial chamada SISTEMA DE COMANDO DE INCIDENTE – SCI, que deve ser empregada em pequenas ou grandes situações de emergência, como por exemplo a que houve no simulado. Nesse sistema, gerenciam-se todos os recursos disponíveis no local, como viaturas, equipamentos, materiais e socorristas, sendo todos esses recursos empregados de acordo com a necessidade do momento, evitando assim, desperdícios ou faltas.
Os acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Coxim atuaram como vítimas, com grande destaque devido ao trabalho de caracterização das lesões, muito próximas do real.
Durante o evento havia uma equipe de bombeiros observadores/avaliadores. Ao término, o efetivo do Corpo de Bombeiros de Coxim reuniu-se no quartel da UBM onde realizaram um debriefing, avaliando e pontuado cada etapa do atendimento bem como os resultados obtidos. Concluiu-se que o saldo foi bem positivo acerca da ação.
Segundo o Comandante da Unidade, simulações emergenciais de grande magnitude como essa que ocorreu, são de extrema importância na formação dos bombeiros bem como dos vários órgãos e empresas que possam vir a atuar em conjunto, todos devem estar preparados para situações extremas. A ação mútua, a comunicação integrada e agilidade perante um cenário crítico refletem diretamente na qualidade do atendimento às pessoas vitimadas e, por consequência na preservação da vida!