O 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente realizou junto ao seu efetivo a instrução de contenção de animais silvestres fazendo o uso de dardos contendo tranquilizante.
Coxim é uma cidade pantaneira, por essa razão é comum o aparecimento de animais silvestres no perímetro urbano. Lobos, tamanduás, macacos, jacarés, jaguatiricas e até mesmo onças já foram visualizadas nas proximidades da cidade e isso pode trazer riscos tanto à população quanto aos animais, seja o perigo de ataque ou mesmo durante as tentativas de captura. Como forma de proteger homem e animal, a Unidade de Bombeiros de Coxim adquiriu um Rifle a gás, modelo 70 de 13 mm para seringas metálicas multiuso e seringas plásticas do tipo “Speedy” e “Flip”. As seringas são abastecidas com tranquilizantes em dosagem compatível com cada animal a ser capturado. A prescrição do tranquilizante obrigatoriamente deve ser realizada por médico veterinário que deve também acompanhar todo procedimento de captura.
A instrução foi ministrada pelo 3° Sgt De Barros, acompanhado do médico veterinário Antônio Carvalho Junior (Tunico) que subsidiou a instrução com informações técnicas a respeito do tranquilizante, saúde e cuidados essenciais para com os animais.
O 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Coxim vem constantemente se aperfeiçoando logisticamente e tecnicamente para prestar cada vez mais um atendimento de excelência à população, fauna e flora.