O 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente realizou nos dias 22 e 23 de setembro a Instrução de Tropa Pronta – IPT, relativa aos atendimentos à emergências envolvendo produtos perigosos.
A cidade de Coxim assim como a maioria das cidades da região norte do estado é cortada pela rodovia BR 163, uma das principais vias de transporte do país. A rodovia é responsável por um enorme fluxo diário de produtos perigosos, diversos tipos de combustíveis, gases tóxicos, soluções corrosivas, orgânicas, infectantes e radioativas. A maioria desses produtos é altamente nocivo ao ser humano e ao meio ambiente.
A instrução aconteceu estrategicamente na Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul – SANESUL, tendo em vista que a mesma trabalha com o cloro em gás, produto imprescindível no processo de purificação da água, porém, extremamente nocivo à vida, principalmente se inalado. O técnico em saneamento, Manoel Farias foi o responsável pela instrução sobre o produto e as medidas de contenção em caso de vazamento.
Ao termino da instrução, sob a coordenação do Comandante da Unidade, Capitão BM Venâncio, foi realizado com as guarnições de serviço uma simulação de vazamento de cloro. Os militares utilizaram na simulação o protocolo total em termos de segurança fazendo o uso de equipamentos de proteção respiratória, roupas de proteção nível A e B, corredor de descontaminação, uso do Sistema de Comando de Incidente – SCI dentre outras ações.
Ao final foi realizado um debriefing onde todos os procedimentos foram avaliados corrigidos e reforçados. Estar preparado estruturalmente e tecnicamente é necessário e uma das prioridades do 5º SGBM.