Na manhã de quinta-feira, dia 02, todos os bombeiros do Quartel em Ivinhema fizeram uma visita técnica ao Hospital Municipal de Ivinhema, acompanhados do médico e diretor técnico Leandro e também da diretora do Hospital, Dirce. O nosocômio municipal está em fase final de obras de ampliação e, até fim de maio, será inaugurado. O objetivo da visita foi conhecer as futuras instalações onde a Corporação irá trabalhar em conjunto com a saúde do município, além de trocar informações acerca de novos protocolos entre os dois órgãos.
De acordo com o capitão Pablo Diego, comandando dos bombeiros e responsável pelo encontro, a visita técnica foi fundamental para estreitar as relações das instituições. “Fiz questão que todo efetivo participasse da visita. Tão importante foi que identificamos algumas adequações nas obras que deverão ser realizadas para atender nossas demandas e protocolos da Corporação”, observa.
Foi identificado pelos bombeiros que a cobertura da entrada que dá acesso à sala de emergência para o resgate dos bombeiros precisa ser mais larga e mais comprida para facilitar o acesso da viatura. Também foi sugerido pelos bombeiros adequação do novo portão de acesso para veículos, que atualmente tem 3.80 metros de abertura e não comporta a entrada de veículos maiores de incêndio (pela Norma Técnica 06 deve ter abertura de no mínimo 4 metros). Outra ponto observado pelos bombeiros foi que a porta de entrada para a sala de emergência deve abrir para fora e também possuir barra anti-pânico.
Além de tudo o que foi citado, os dois órgãos decidiram criar um canal de comunicação exclusivo cujo intento será facilitar a entrada de vítimas no hospital. “Nós vamos disponibilizar uma linha telefônica e um celular exclusivos para que os bombeiros, ao atenderem uma ocorrência, nos passem as informações e o estado das vítimas antes da chegada ao hospital, para que toda equipe médica se prepare para receber o paciente de forma dinâmica e com preparação de instrumentos de forma antecipada”, pontua o médico Leandro.
O Processo de Segurança contra Incêndio e Pânico do Hospital de Ivinhema está em fase final de aprovação no setor técnico dos bombeiros. A visita foi no sentido de alinhar as adequações enquanto o Hospital passa pela ampliação, evitando contratempos futuros. O Hospital será adequado conforme as normas técnicas da Corporação e, assim, serão instalados corredores com no mínimo 2,20 metros de largura, portas de emergência abrindo para fora e com barra anti-pânico, instalação de pontos de hidrantes nas paredes, colocação de extintores de incêndio e lâmpadas de emergências, adequação da central de gás liquefeito de petróleo, entre outros sistemas preventivos de segurança.
A construção do novo Hospital do município é um anseio antigo da população de Ivinhema e região, uma vez que a demanda pelos serviços de saúde no município tem crescido exponencialmente nos últimos anos.