Bombeiros Militar de Corumbá orientam a população no dia da Luta Contra Queimaduras

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, junho 6, 2016 as 13:00 | Voltar

No dia seis Junho é comemorado a Luta Contra Queimadura, a lei foi sancionada em 9 de setembro de 2009 pelo Presidente da República e tem como objetivo a conscientização e orientação à população. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, no Brasil estima-se que a cada ano um milhão de pessoas sejam vítimas de queimaduras, destes, dois terços são crianças.
Em Corumbá, este mês de Festa Junina é diversão na cidade mais festeira do Santo São João em Mato Grosso do Sul, o 3° Grupamento de Bombeiros Militar orienta à população que alem de danças, comidas e jogos as atenções devem de ser voltadas também para toda a segurança possível devido ao grande número de pessoas queimadas que chegam aos hospitais vítimas do manuseio incorreto de fogos de artifício e fogueiras.
O uso de equipamentos de proteção como luvas e óculos são itens essenciais no manuseio de fogos de artifício, é recomendado evitar o uso ou, pelo menos que seja realizado por adultos e não estourá-los próximo às residências, sempre utilize suporte ou objetos de apoio para não estourar na mão já que o rojão pode não sair e com isso ocasionar uma grave queimadura e até uma amputação nos dedos e mãos além de lesões no rosto.

Tradicional festa do Banho de São João em Corumbá é referencia na região Centro Oeste.

Tradicional festa do Banho de São João em Corumbá é referencia na região Centro Oeste.

Ao acender a fogueira utilize uma tocha comprida para evitar contato direto, posicione-se a favor do vento e após acesa estabeleça um perímetro de segurança, com fitas, cordas etc., ao redor dela para evitar a aproximação de crianças ou de qualquer desatento.
Características das queimaduras
As de primeiro grau são superficiais, que causam vermelhidão na pele, as de segundo grau causam bolhas e são as mais doloridas, as de terceiro grau queimam a pele, a epiderme, a derme e outros tecidos, sendo as mais perigosas. Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, quando um paciente tem mais 30% de seu corpo queimado ele é considerado um grande queimado.
O que fazer?
Tome a atitude correta, ligue 193.
O que não fazer?
Não toque a área afetada.
Nunca fure as bolhas.
Não tente retirar as roupas grudadas na pele.
Não use manteiga, pomada, creme dental ou qualquer outro produto doméstico.
Não cubra a queimadura com algodão.
Se as roupas também estiverem em chamas, não deixe a pessoa correr, de preferência role-a no chão.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.