Bombeiros Militar em Jardim realiza Instrução sobre Combate a Incêndio Florestal

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, julho 26, 2017 as 11:48 | Voltar

Jardim (MS) – Os militares do 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente realizaram nos dias 17 e 18 de julho a Instrução de Tropa Pronta para todo o efetivo operacional, conforme planejamento anual, referente a Combate a Incêndio Florestal.

Incêndio Florestal é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, provocado ou não por ação humana, que se estende sem controle em terreno florestal ou silvestre, afetando os combustíveis vegetais, flora e fauna, distinguindo-se de outros tipos de incêndio pela sua ampla extensão, pela velocidade com a qual pode se alastrar, o seu potencial para mudar de direção inesperadamente e a sua capacidade para superar obstáculos como estradas, rios e aceiros.

A instrução visa orientar as guarnições a executarem ações de Combate a Incêndio Florestal utilizando técnicas de confecção e alargamento de aceiros, utilização de linha negra, contra fogo, formas de combate direto e com uso de materiais e equipamentos como bomba costal e abafador ou meios de fortunas com eficiência comprovada e que apresentam resultados eficazes, buscando assim preservar a vida e o patrimônio, salvaguardando a integridade física dos militares empregados na ação durante o exercício de suas funções, buscando o correto emprego de materiais e equipamentos em observância ao protocolo de atendimento e aos padrões técnicos e operacionais, realizando de forma segura o controle e a extinção de incêndios em áreas urbanas e rurais e minimizando danos secundários.

Na oportunidade foram ministradas instruções teóricas e realizados exercícios práticos, visando aproximar a situação simulada das ocorrências reais, mantendo assim atualizado e nivelado os conhecimentos técnicos dos militares.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.