Bombeiros Militar em Jardim realizam Instrução sobre Atendimento a Vítimas de Acidente Motociclístico

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, agosto 25, 2017 as 12:28 | Voltar

Jardim (MS) – Os militares do 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente realizaram no mês de agosto, conforme planejamento anual, a Instrução de Tropa Pronta para o todo o efetivo operacional referente a atendimento a vítimas de ocorrências de acidente de trânsito envolvendo motociclistas.

Hoje os motociclistas representam a maior parcela das vítimas no trânsito e projeções apontam que o número tende a aumentar ano a ano, considerada como a principal causa de mortalidade, as motos geram lesões e deixam sequelas no condutor e carona, e na sua grande maioria tudo ocorre em decorrência do excesso de velocidade, da fadiga resultante de longas jornadas de trabalho, da desatenção ao se conduzir a moto e do consumo de álcool e drogas.

A imprudência e o aumento de motorizados são fatores que elevam o número de acidentes significativamente e o atendimento a essas vítimas de acidente motociclístico requer cuidados especiais e atenção a vários fatores, buscando dessa forma minimizar os traumas.

A instrução visa orientar as guarnições quanto ao procedimento correto para a retirada do capacete da vítima nas posições de decúbito dorsal, ventral e lateral, utilização de técnicas para a retirada de acessórios comuns entre os condutores como mochilas e bolsas, e adoção de medidas de segurança durante o atendimento como a retirada da chave da ignição e fechamento do registro de combustível.

Na oportunidade foram ministradas instruções teóricas e realizados exercícios práticos, visando aproximar a situação simulada das ocorrências reais, mantendo assim atualizado e nivelado os conhecimentos técnicos dos militares.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.