Jardim (MS) – O 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, na noite do dia 22 (quinta-feira), ofertou a comunidade Jardinense, nas dependências do Centro de Convenções Oswaldo Fernandes Monteiro, a palestra sobre o Tema: Métodos e Formas de Prevenção ao Suicídio.
A palestra foi proferida pelo Capitão BM Capelão Edilson dos Reis, professor, pesquisador e Coordenador de Curso de Prevenção ao Suicídio do Hospital Universitário da UFMS, e contou com a participação da população local e representante de diferentes segmentos da comunidade.
O suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.
O que fazer?
– Se você achar que alguém esteja pensando em se matar, a orientação é simples: converse de forma direta e sem julgamentos. Tente identificar em que estágio essa pessoa se encontra. A ideia passa pela cabeça ou já avançou para o planejamento?
– Com delicadeza, ofereça ajuda e sugira procurar um psiquiatra porque ele pode estar com algum transtorno mental. Só um especialista poderá fazer esse diagnóstico.
– Por fim, e mais importante, ouça, ouça e ouça. Muitas vezes, ter com quem conversar é o que eles mais precisam. Seja generoso e evite dar opiniões. A dor do outro, nós nunca conseguimos alcançar.
Evite:
Interromper a conversa.
Mostrar-se chocado.
Colocá-lo numa posição de inferioridade.
Fazer comentários invasivos.
Encarar o problema como trivial
Fonte: https://www.prevencaosuicidio.blog.br/sinais
“O suicídio precisa ser debatido. No silêncio, ele cresce”.