Bombeiros Militar em Jardim realizam palestra sobre “Métodos e Formas de Prevenção ao Suicídio” a comunidade local.

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, março 26, 2018 as 10:12 | Voltar

Jardim (MS) – O 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, na noite do dia 22 (quinta-feira), ofertou a comunidade Jardinense, nas dependências do Centro de Convenções Oswaldo Fernandes Monteiro, a palestra sobre o Tema: Métodos e Formas de Prevenção ao Suicídio.


Foto: Everton Junior

A palestra foi proferida pelo Capitão BM Capelão Edilson dos Reis, professor, pesquisador e Coordenador de Curso de Prevenção ao Suicídio do Hospital Universitário da UFMS, e contou com a participação da população local e representante de diferentes segmentos da comunidade.


Foto: Everton Junior

O suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.

O que fazer?
 - Se você achar que alguém esteja pensando em se matar, a orientação é simples: converse de forma direta e sem julgamentos. Tente identificar em que estágio essa pessoa se encontra. A ideia passa pela cabeça ou já avançou para o planejamento?
 - Com delicadeza, ofereça ajuda e sugira procurar um psiquiatra porque ele pode estar com algum transtorno mental. Só um especialista poderá fazer esse diagnóstico.
 - Por fim, e mais importante, ouça, ouça e ouça. Muitas vezes, ter com quem conversar é o que eles mais precisam. Seja generoso e evite dar opiniões. A dor do outro, nós nunca conseguimos alcançar.

Evite:
 Interromper a conversa.
 Mostrar-se chocado.
 Colocá-lo numa posição de inferioridade.
 Fazer comentários invasivos.
 Encarar o problema como trivial
Fonte: https://www.prevencaosuicidio.blog.br/sinais

"O suicídio precisa ser debatido. No silêncio, ele cresce".

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.