Três Lagoas (MS) – No último sábado (03), o 5º Grupamento de Bombeiros Militar ministrou instrução de Atendimento Pré-Hospitalar a 33 alunos do Curso de Formação de Cabos (CFC) da Polícia Militar de Mato Grosso Sul, para atuação em situações de emergência. As instruções foram realizadas na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar em Três Lagoas, num período de dois dias. As aulas teóricas foram transmitidas na terça-feira (30) e no sábado (3) houve o encerramento com atividades práticas.
Dentre os assuntos trabalhados, destacaram-se: abordagem, avaliação primária com checagem dos sinais vitais, avaliação secundária da vítima, técnicas de imobilização e hemostasia. Além de atendimento de vítima com Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE) e Parada Cardiorrespiratória (PCR), envolvendo execução da Manobra de Heimlich e Reanimação Cardiopulmonar (RCP).
Destacou-se, como fator de sucesso da instrução ministrada, a realização de diversas oficinas, com o intuito de dinamizar a transmissão do conhecimento e trabalhar, ainda, as técnicas e atitudes que são determinantes na preservação da vida. Desta forma, todos os alunos puderam desenvolver na prática os conteúdos recebidos na teoria.