Três Lagoas (MS) – Na manhã desta quarta-feira (23), por voltadas 07h30min, o Centro de Operações do 5º GBM recebe um chamado, via 193, de populares e, também, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), para o atendimento de acidente automobilístico na BR 262, no município de Três Lagoas, saída para Campo Grande.
Tratava-se de um tombamento de carreta, com vazamento de óleo diesel e uma vítima presa na parte de trás da cabine do veículo acidentado. Há suspeita de que o caminhão tenha tombado por trafegar em alta velocidade. Já testemunhas afirmaram que um pneu furou após a necessidade de uma manobra brusca, o que levou o caminhão a tombar.
Em seguida, foram deslocadas as guarnições da ABT 37 (viatura de incêndio), da ABR 35 (viatura de salvamento) e da UR 86 (viatura de resgate).
A guarnição de salvamento realizou o imediato isolamento da área e o corte da bateria, garantindo a segurança da área.
A guarnição da unidade de resgate fez a abordagem da vítima, que estava consciente e orientada, porém com fratura no membro inferior direito e membro superior esquerdo e com corte contuso na região frontal da cabeça. Realizado o procedimento de hemostasia no corte e, após avaliação, feito a imobilização dos membros com fraturas identificadas, a vítima foi conduzida ao Pronto Socorro de Três Lagoas.
No local, foi realizada também a contenção do vazamento e a prevenção contra incêndio por meio de mangueira pressurizada com LGE, caso fosse necessário.
Atendida ocorrência as guarnições retornaram à base sem alteração, finalizando-se, assim, o Simulado.
Este foi o Teste Operacional Padrão (TOP), um treinamento de rotina da tropa operacional do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM), de serviço nesta quarta-feira (23). TOP realizado logo pela manhã pela prontidão Charles ao assumir o serviço operacional, comandada pelo Subtenente BM Delgado e supervisionado pelo Tenente BM De Sá.