Três Lagoas (MS) – Bombeiros militares do 5º Grupamento (5º GBM) realizaram no período de 23 a 26 de maio Instrução de Tropa Pronta (ITP) sobre Salvamento Veicular, conforme planejamento de instruções previsto para o ano de 2017.
A ITP teve como objetivos atualizar os militares do 5° GBM com técnicas de corte e extração de vítima em ângulo zero, nas mais variadas situações do dia a dia em atendimento de ocorrências, com vítimas de trauma por acidente de trânsito.
Todas as prontidões, e também militares do serviço administrativo, utilizaram o grupo motomecanizado, com ferramentas de corte e expansão. Os militares fizeram uso de várias técnicas, dentre elas: retirada de portas, criação de portas para retiradas de vítimas e obtenção de acesso. Rebatimento de painéis, rebatimento de tetos, estabilização de veículos utilizando blocos, cunhas, barra de aço e cabo solteiro. Extração de vítima em ângulo zero por vários locais do veículo. Uso do Ked.
Foram utilizados todos os equipamentos disponíveis na unidade e EPIs obrigatórios para salvamento veicular. A instrução foi dividida entre introdução teórica e parte prática com oito veículos disponíveis. Sendo destacados os tipos de perigos e riscos que podem ser encontrados neste tipo de atendimento e as medidas de controle e segurança que devem ser adotadas.
“Temos um alto índice de atendimentos em rodovias, dentro da área de atuação do Grupamento, com vítimas de traumas e encarceradas. Daí, a importância do treinamento para identificarmos e trabalharmos as dificuldades antes da necessidade de deslocamento após um chamado. Três Lagoas é também um polo industrial com grande fluxo de veículos de cargas e transporte em geral. Por isso, devemos estar sempre em treinamento para melhor atender a população”, afirmou o 2º Tenente BM De Sá, coordenador da equipe de instrutores responsável pela ITP.