Bombeiros militares em Três Lagoas realizam Teste Operacional Padrão (TOP)

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, maio 31, 2017 as 23:15 | Voltar

Três Lagoas (MS) – Bombeiros militares da prontidão operacional do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM), de serviço nesta quarta-feira (31), realizaram um Teste Operacional Padrão (TOP), por meio de mini simulado de resgate de vítima em plano elevado. O objetivo do TOP é manter um nivelamento técnico profissional homogêneo no emprenho das atividades de Salvamento, Resgate e Incêndio.

Na instrução, foi proposta uma situação problema, onde os bombeiros militares envolvidos deveriam resgatar uma vítima a partir de um plano elevado, simulado numa torre com cerca de 10m de altura. Assim posto, foi feita a amarração da vítima em prancha com cabos e fitas, com o uso de cadeirinha e nós para ajustes conforme a necessidade. Um sistema de multiplicação de forças foi montado com o uso de cabos e aparelhos para o içamento da vítima, com segurança e estabilidade.

Os militares puderam treinar a confecção de nós e amarrações de vítimas em prancha, e, também, a montagem de sistemas, quando foram discutidas diferentes situações e possíveis complicações que podem acontecer. Foram utilizados os materiais disponíveis nas viaturas e na unidade, bem como, os Equipamentos de Proteção Individual obrigatórios aos militares.

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.