Três Lagoas (MS) – Bombeiros militares da prontidão operacional do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM), de serviço nesta quarta-feira (31), realizaram um Teste Operacional Padrão (TOP), por meio de mini simulado de resgate de vítima em plano elevado. O objetivo do TOP é manter um nivelamento técnico profissional homogêneo no emprenho das atividades de Salvamento, Resgate e Incêndio.
Na instrução, foi proposta uma situação problema, onde os bombeiros militares envolvidos deveriam resgatar uma vítima a partir de um plano elevado, simulado numa torre com cerca de 10m de altura. Assim posto, foi feita a amarração da vítima em prancha com cabos e fitas, com o uso de cadeirinha e nós para ajustes conforme a necessidade. Um sistema de multiplicação de forças foi montado com o uso de cabos e aparelhos para o içamento da vítima, com segurança e estabilidade.
Os militares puderam treinar a confecção de nós e amarrações de vítimas em prancha, e, também, a montagem de sistemas, quando foram discutidas diferentes situações e possíveis complicações que podem acontecer. Foram utilizados os materiais disponíveis nas viaturas e na unidade, bem como, os Equipamentos de Proteção Individual obrigatórios aos militares.