Bombeiros Militares em Três Lagoas recebem instrução de incêndio florestal

Categoria: Geral | Publicado: domingo, setembro 3, 2017 as 23:57 | Voltar

Três Lagoas (MS) – Bombeiros Militares em Três Lagoas realizaram, na manhã desta sexta-feira, dia 1º de setembro, Instrução de Tropa Pronta – ITP com o tema Incêndio Florestal.

No período de estiagem, aumenta em nossa região o número de incêndios em floresta, pastagem e em terrenos baldios. Isso traz graves danos ao meio ambiente e à saúde pública, com a diminuição da qualidade do ar. Existe, ainda, o risco de uma pequena queimada sair do controle e se transformar em um incêndio de grandes proporções, com perigo à vida e ao patrimônio.

Assim, necessário se faz o treinamento do efetivo operacional do Corpo de Bombeiros Militar nesse período, buscando nivelar e aprimorar técnicas e táticas para um combate mais eficiente e econômico.

 A ITP teve como objetivo nivelar e aprimorar técnicas e táticas para um combate eficiente e econômico com os recursos disponíveis.

Dentre os objetivos específicos destacaram-se: Ministrar instruções teóricas e práticas, visando aproximar a situação simulada de ocorrências reais; Utilizar técnicas de confecção e alargamento de aceiros, dentre outras; Orientar quanto à utilização de linha negra, contra fogo, etc; Exercitar formas (táticas) de combate direto e com o uso de materiais e equipamentos, como: bomba costal, abafador, meios de fortuna e outros com eficiência comprovada; Salvaguardar a integridade física dos militares envolvidos, buscando o correto emprego de EPIs e de materiais e equipamentos; e Observar os protocolos de atendimento e aos padrões técnicos e operacionais.

A instrução contou, também, com a palestra de um graduado da Polícia Militar Ambiental, especialista em incêndio florestal.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.