Bombeiros Militares em Três Lagoas recebem instruções sobre novo equipamento desencarcerador

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, julho 20, 2017 as 12:29 | Voltar

Três Lagoas (MS) – Bombeiros Militares do 5º Grupamento receberam, na manhã da última quarta-feira (19), instrução teórica e prática sobre novo equipamento para desencarceramento, o desencarcerador modelo Holmatro Spider SR 10. Equipamento este adquirido pelo Corpo de Bombeiros Militar, como parte da quarta etapa do programa de governo “MS Mais Seguro”, onde os investimentos somam R$ 114 milhões, na aquisição de viaturas e equipamentos para toda a Segurança Pública e tem contribuindo para o reaparelhamento da Corporação.

A instrução foi ministrada pelo Subtenente BM Flávio, do Centro de Suprimento e Manutenção (CSM) do Corpo de Bombeiros Militar, que repassou conhecimentos aos militares sobre as especificações técnicas do equipamento e realizou treinamento sobre o uso correto da potente ferramenta, utilizada para cortar, amassar e afastar estruturas durante a extricação. Foram repassados, também, os procedimentos ideais para sua manutenção e conservação.

Desencarceramento é o nome dado à operação de salvamento que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarceram. Um equipamento como o desencarcerador permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou qualquer outro ambiente que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamentohidráulico, por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria do Corpo de Bombeiros Militar.

Extricação é um termo muito utilizado em resgate e salvamento que significa retirar uma vítima de um local do qual ela não pode ou não deve sair por seus próprios meios. Rolar uma vítima para a prancha longa, instalar um KED ou um colar cervical são manobras de extricação.

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.