Três Lagoas (MS) – Por volta das 12h30min desta quarta-feira (31), o 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) foi acionado com informações de que um senhor de 78 anos de idade estaria desaparecido a cerca de 24 horas. Tratava-se do senhor Augusto José Dias, portador de Alzheimer, visto pela última vez no Bairro Jardim dos Ipês 4, área de Três Lagoas próxima a plantações de eucalipto.
Depois de verificadas as informações no local, constatou-se que existia a real possibilidade da vítima ter adentrado na plantação de eucalipto. Imediatamente, uma guarnição Moto Operacional de Bombeiros (MOB) adentrou à área de plantação, onde encontrou vestígios de que a vítima havia passado por aquele local.
Uma equipe de busca terrestre foi montada para realizar buscas na área da mata. Essa equipe, então, encontrou pegadas da vítima, indicando que a mesma estava andando sem orientação pela plantação. As buscas na área se estenderem pelo período noturno.
Na manhã de quinta-feira (1), o Corpo de Bombeiros Militar coordenou voluntários que se apresentaram para auxiliar nas buscas, entre familiares, membros da Defesa Civil Municipal, SAMU e policiais militares de folga. Após serem traçadas as metas da busca, a equipe adentrou à área de plantação.
Por volta das 07h30min, o Senhor Augusto, também conhecido popularmente como “Barba Azul” foi localizado: consciente, desorientado em razão do Alzheimer, mas sem alterações de sinais vitais ou lesões de grande gravidade aparente. Após os primeiros atendimentos da Guarnição Bombeiro Militar, foi acolhido pelos familiares que lá se encontravam e, em seguida, encaminhado pela Unidade de Resgate para os devidos cuidados médicos.
“Eu agradeço por tudo. Eu agradeço a vocês e a Deus por ele estar bem”, disse emocionado um familiar ao Oficial Bombeiro Militar que comandou a operação.