Campo Grande (MS) – Sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (16), na Câmara Municipal de Campo Grande, homenageou com a Medalha do Mérito Legislativo “Coronel do Corpo de Bombeiros Militar José Reis Pouso Salas” homens e mulheres da corporação que se dedicam diariamente ao atendimento à população.
De proposição do vereador Coronel Villasanti, a honraria foi instituída pela Resolução nº 1.384/23 para homenagear os profissionais da corporação que, ao longo de suas carreiras, demonstraram valor pessoal e um comprometimento decisivo no desenvolvimento do CBMMS, tanto no cenário estadual quanto nacional.
A medalha recebe o nome do primeiro Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul e pai do atual Comandante-Geral, Coronel Frederico Reis Pouso Salas.
Em 25 de setembro de 1970, ocupando o posto de aspirante a oficial, ele veio para Campo Grande comandar o então Núcleo de Formação do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso, que em 1979, dois anos após a divisão do Estado, se tornou oficialmente o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.
O Núcleo funcionava onde hoje é o 1º Grupamento de Bombeiros Militar, unidade histórico, localizado na Avenida Costa e Silva, e que guarda muitas recordações históricas do CBMMS.
Seguindo os passos do pai, Coronel Frederico assumiu o comando da Corporação dia 26 de janeiro de 2023, em uma solenidade que ficou marcada pelo ato emocionante de entrega da espada de comandante, que ele recebeu das mãos do pai. Coronel Reis faleceu três meses depois, em 3 de abril de 2023, deixando um legado inspirador para todos os militares do Corpo de Bombeiros.
Compondo a mesa da sessão solene nesta segunda-feira, Coronel Frederico se emocionou ao falar em nome dos familiares, citar a mãe e relembrar a trajetória do pai. Ele também parabenizou os militares que receberam a medalha.
“Este momento não só homenageia um homem, um militar, um pai de família, um cidadão, que dedicou integralmente sua vida em prol de uma sociedade cada vez melhor, até o fim. Muito mais do que isso, homenageia homens e mulheres que se dedicam todos os dias em prol da vida de outras pessoas. Essa é uma das únicas carreiras que se dedica exclusivamente, mesmo com o risco da própria vida. Meu agradecimento aos senhores e senhoras que hoje são agraciados, que hoje prestam serviço à corporação e que estão presentes em todos os municípios do estado salvando e protegendo”, disse.
Falando em nome dos homenageados, a Tenente-Coronel Marlise Helena de Barros agradeceu a homenagem e ressaltou a contribuição do Coronel Reis ao CBMMS. Ela é a primeira mulher em 54 anos de existência dos CBMMS a comandar o 1º Grupamento de Bombeiros Militar.
“Agradeço pela sensibilidade e pelo reconhecimento ao instituir a Medalha Do Mérito Legislativo. Parabéns Coronel Villasanti por enaltecer o trabalho de tantos militares que, como o Coronel Reis, dedicam suas vidas à proteção e ao salvamento de outras vidas. Coronel José Reis Pouso Salas, patrono dessa honraria, foi um símbolo de excelência, comprometimento e história. Sua vida e seu trabalho serão sempre lembrados por todos nós, como exemplo de dedicação, coragem e liderança”, falou, parabenizando ainda todos os homenageados.
“O trabalho de cada um é fundamental para a segurança e o bem-estar da sociedade. Somos profundamente gratos pelo compromisso e pela coragem que demonstram diariamente. Se estão aqui hoje é porque fazem um trabalho de excelência. Que essa medalha seja um símbolo de orgulho, reconhecimento e incentivo para que todos continuemos a atuar com bravura e determinação”, finalizou.
Proponente da solenidade, vereador Coronel Villasanti, afirmou ser um admirador do Corpo de Bombeiros Militar.
“Sou um fã incondicional da profissão e se pudesse pertencer a instituição Corpo de Bombeiros Militar seria para mim uma grande honra. Em 1996 eu fiz um artigo cobrando a instalação do Corpo de Bombeiros em Bela Vista, o que hoje felizmente é uma realidade. Essa luta e essa interação em parceria nas várias unidades em que trabalhei foram fundamentais para que pudéssemos fazer uma sociedade cada vez mais justa, harmoniosa e fraterna. Nós temos que cada vez mais valorizar o Corpo de Bombeiros e homenagear o Coronel Reis, essa figura emblemática, cuja história se confunde com a história do Corpo de Bombeiros”, destacou, relembrando ainda o apoio prestado pelo Corpo de Bombeiros ao estado do Rio Grande do Sul após as enchentes que atingiram a região e o trabalho de combate aos incêndios no Pantanal.
Foram homenageados durante a sessão solene 32 militares: Coronel Fábio Santos Coelho Catarinelli; Coronel Claudiney da Silva Quintana; Coronel Denny Augusto Ferreira Cavalcanti; Coronel Fernando de Almeida Carminati; Tenente-Coronel Marlise Helena Ribeiro Bernardes de Barros; Tenente-Coronel André Vitorio Munhoz Rosa de Oliveira; Tenente-Coronel Bruno Santos Moreira Leite; Tenente-Coronel Leonardo Rodrigues Congro; Tenente-Coronel Geisa Maria Rodrigues Ferreira Romero; Tenente-Coronel Aldinei Peres da Silva; Tenente-Coronel Frederick Caldeira da Rocha; Tenente-Coronel Wellington Rodrigo de Lima Bento; Major Bruno Ozorio Vilela; Capitão Henrique Manoel Falcão; Capitã Juliana Ornelas Ribeiro; Capitão Valdeck de Siqueira Santos; Capitão Joelhe Rodrigues de Alencar; Tenente José Carlos Herculano Gonçalves; Subtenente RR Adonias Garcia da Silva; Subtenente Elder Mendes; Sargento Ariovaldo Medeiros Diniz Filho; Sargento Anderson da Silva Mendes; Sargento José Carlos Ojeda; Sargento Natalino de Oliveira Cunha; Sargento Valdeci Alves Calisto; Sargento Jean Carlos Deserto da Silva; Sargento Daniela de Fátima Bertão; Sargento Paoolo Rycardo Barbosa Jolo; Sargento Paulo Roberto Sandano; Sargento Bruno Melo Mendonça; Sargento Michel Angelo Tingo Melin; Soldado Camila Gois de Lima.
Fotos: Tenente Edilene Borges
Assessoria de Comunicação
CBMMS – NÓS SOMOS POR VOCÊ!