Cadelas de Busca do CBMMS são aprovadas em Certificação Nacional

Categoria: Destaque | Publicado: sexta-feira, dezembro 10, 2021 as 20:25 | Voltar

De 04 a 08 de dezembro, na cidade de Magé-RJ, aconteceu a Certificação Nacional de Cães de Busca a pessoas desaparecidas. Promovida pelo CONABRESC e chancelada pela LIGABOM, a organização do evento ficou por conta do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Durante a Certificação os binômios, como são denominados os militares e seus cães, passam por avaliações em diferentes níveis de dificuldades. Todos com pelo menos uma prova de obediência e destreza que avalia vários aspectos de interação, coragem e foco do cão em relação aos comandos do militar condutor, e após aprovado nessa etapa passa por uma avaliação prática simulando uma situação de ocorrência real. 

Os níveis são divididos em ordem crescente de dificuldade sedo o nível V, nível A e por fim nível B. Ao atingir o nível B o binômio recebe um brevê sinalizando a Certificação máxima naquela modalidade de busca.

O Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul enviou para representar o Estado três binômios: Sargento Luciclei e a labradora Cindy do 5° Subgrupamento Independente da cidade de Coxim, Sargento Thiago Kalunga e a pastora holandesa Laika, Cabo Medeiros e a pastora belga malinois Mali do 6° Grupamento de Bombeiros de Campo Grande, que trazem para o Estado de Mato Grosso do Sul um total de 11 certificações, sendo aprovados em todas as provas realizadas, tendo grande participação e surpreendendo bombeiros de pelo menos sete Estados da Federação que fizeram e acompanharam as provas.

Destaque para a cadela Cindy, sendo esta a mais velha de todos os cães participantes, com 9 anos e meio mostrando grande disposição em suas provas. A cadela Laika mostrou muita agilidade, sendo a que encontrava as vítimas mais rapidamente e a cadela Mali com uma grande obediência e destreza, obtendo as maiores notas nessas provas.
Os cães de busca do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul são um grande auxílio na Busca por pessoas desaparecidas e a Certificação vem para confirmar o bom trabalho desempenhado pelos militares na formação dos mesmos.

Publicado por: Mauro Diniz Bueno

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.