Projeto Cão Herói Cão Amigo finaliza o corrente ano com sucesso no trabalho realizado com o auxílio dos cães co-terapeutas em Campo Grande-MS. A Intervenção Assistida por Animais tem se demonstrado de grande valia para o auxílio no tratamento de crianças e pessoas com necessidades especiais.
As instituições atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar receberam, semanalmente, a Equipe do Canil composta por bombeiros cinotécnicos, cães co-terapeutas e voluntários que não mediram esforços para realizar os atendimentos.
Sendo uma das instituições de parceria mais antiga junto a corporação, a Escola Municipal Múcio Teixeira Júnior contou com a Educação Assistida por Cães para melhorar o aprendizado de alunos atendidos pela escola. Crianças acometidas de Autismo, Síndrome de Down, Déficit de Atenção e outros tiveram atividades que foram elaboradas pela Pedagoga e voluntária do Projeto Cão Herói, Cão Amigo Elza Horácio, além da Psicopedagoga da Escola Mirian dos Reis. Os resultados obtidos com o auxílio dos cães foram surpreendentes, com um direcionamento das atividades e enfoque nas necessidades específicas de cada aluno se obteve um grande avanço em relação a socialização com os cães, disciplina e ganho de aprendizado.
No Cotolengo sul-matogrossense, instituição que cuida de crianças e pessoas com paralisia cerebral e hidrocefalia, os trabalhos de Atividade e Terapia Assistida por Cães foram supervisionados pela equipe do Canil juntamente com a voluntária e fisioterapeuta Paola Duarte. Além disso havia uma equipe técnica da instituição composta por profissionais com ampla experiência no atendimento com os pacientes daquele local, a Fisioterapeuta Jakeline Barbosa e a Psicóloga Jacqueline de Oliveira. Os resultados foram medidos através de uma ficha metodológica, por meio de avaliações e reavaliações das capacidades de cada paciente, no período compreendido entre março até o final de novembro deste ano e os resultados foram surpreendentes, demonstrando que o trabalho realizado com o auxílio dos cães pode ser bastante eficiente.
Pelo primeiro ano em Campo Grande, o Projeto Cão Herói Cão Amigo teve a oportunidade de adentrar um ambiente hospitalar e realizar a Terapia Assistida por Cães. O Hospital São Julião abriu as portas para o atendimento a pacientes com lesões psicomotoras e o trabalho realizado já de maneira magnífica foi complementado com o auxílio dos cães co-terapeutas, ajudando pacientes a melhorarem seu estado de saúde. O trabalho foi coordenado e realizado pela equipe do canil, juntamente com a equipe técnica do hospital composta pelas Terapeutas Ocupacionais Ericka Vilarins e Laura Beladelli, bem como Wandriane Vargas, Fisioterapeuta.
No mês de dezembro a Equipe do Canil finaliza os atendimentos ao público para a confecção de relatórios dos atendimentos, planejamento para o próximo ano e o principal de tudo, um merecido descanso para nossos heróis de quatro patas.








