Cão de Busca e Resgate do 6° Grupamento de Bombeiros Militar recebe certificação no estado do Paraná

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, novembro 23, 2018 as 12:46 | Voltar

Nesta semana, em Foz do Iguaçu - PR, ocorreu a prova de certificação para cães de Busca, Resgate e Salvamento no XVIII encontro nacional de Bombeiros - SENABOM 2018, entre  diversos eventos, cursos e atualizações profissionais .

O Binômio do 6° GBM, Cabo Luiz Leite e Cão Lua da raça Blue Heeler (boiadeiro australiano), conseguiram a certificação Nacional de Busca em ambiente rural, atestando a capacidade dos cães para encontrarem vítimas, obedecerem a comandos de voz e gestos e demonstração de destreza em uma pista de obstáculos, formalizando  que estão prontos para realizarem buscas em ocorrências reais.

O serviço de cães para Busca, Resgate e Salvamento foi inaugurado em 2017 pela corporação, atualmente possui 02 Canis, Campo Grande e Coxim, contando com 03 cães certificados e 03 cães em treinamento para futuras certificações. Lembrando que o olfato de um cão é 40 vezes superior ao do homem e o seu serviço equivale a aproximadamente 20 pessoas, realizando seu trabalho com muita efetividade  para buscas em áreas extensas, locais de difícil acesso e matas fechadas, objetivando-se encontrar a vítima e descartar áreas.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.