Corpo de Bombeiros Militar desenvolve fase de preparação em defesa do meio ambiente

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, abril 25, 2018 as 08:17 | Voltar

Campo Grande (MS) - Ocorreu na última sexta-feira (19), no quartel do 1º Grupamento de Bombeiros Militar, a entrega de 100 (cem) abafadores produzidos no estande do CBMMS durante a EXPOGRANDE. Na ocasião, os representantes de empresas  que forneceram a matéria prima para os equipamentos, compareceram ao evento, e puderam observar uma demonstração do processo simples de produção.

Os abafadores são equipamentos utilizados no combate direito aos incêndios florestais e foram fabricados com materiais reaproveitáveis. O cabo de 2 metros é feito de aço galvanizado com durabilidade de pelo menos 15 anos, evitando a extração de cabo de madeira (guatambu), sendo praticamente do mesmo peso. A borracha é cortada a partir de esteiras usadas de secadoras de grãos. Esses materiais  que seriam descartados, serão reutilizados agora, contribuindo com a defesa do meio ambiente, durante a fase de combate aos incêndios em vegetações pelas unidades da Capital.

Estabelecendo medidas a serem implantadas durante o período de estiagem, conforme Plano de Operações nº001/2018 , o evento ajuda a consolidar a "Fase de Prevenção e Preparação" que compreende em: manutenção de materiais e equipamentos de combate a incêndio florestais; Instruções à Tropa Pronta (ITP), abordando os mais diversos conhecimentos na área; palestras e divulgação de campanhas educativas à sociedade rural e urbana; mobilização de ações preventivas em conjunto com instituições locais e aproximação dos respectivos comandos locais junto aos responsáveis pela prevenção contra incêndio florestais de setores específicos.

Posteriormente, iniciará a segunda parte do Plano de Operações denominado "Fase Resposta", compreendendo as seguintes atividades: preparação e emprego de pessoal, resposta aos incidentes, desmobilização da operação e relatório final.

O evento contou com a presença do comandante-geral, coronel Joilson Alves do Amaral, o subcomandante, coronel Luiz Antônio de Melo, comandante do 1º GBM e chefe do Centro de Proteção Ambiental, tenente-coronel Waldemir Moreira Junior e representantes das empresas parceiras.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.