CBMMS participa de treinamento e entrega técnica de Kit Pick Up ao IMASUL e testa novos modelos de abafadores

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, dezembro 6, 2018 as 11:02 | Voltar

Campo Grande (MS) - Foi realizado no dia 05 de Dezembro (quarta-feira) no Parque Estadual das Matas do Segredo, a entrega técnica ao IMASUL/SEMADE de dois Kits Pick Up para incêndios florestais. O Corpo de Bombeiros Militar esteve no local fazendo a prevenção e auxiliando o treinamento prático com os kit’s adquiridos, conforme previsto no Termo de Cooperação Técnica entre essas instituições. Foi realizado uma queima controlada onde o Gestor dos Parques Estaduais, Leonardo Tostes Palma e os representantes dos Parques: Matas do Segredo, Prosa, Várzeas do Rio Ivinhema e Nascentes do Rio Taquari puderam visualizar e manusear o equipamento.

 

Nesta ocasião o Centro de Proteção Ambiental - CBMMS, além de acompanhar os trabalhos realizados, apresentou alguns modelos experimentais de abafadores para avaliação de eficácia. Um dos modelos possui “cabo de rebrota de eucalipto”, material leve, resistente e flexível, que pode substituir o guatambu, o qual não se encontra com facilidade. A borracha utilizada na confecção foi adquirida por meio de parcerias com Empresas Privadas que lidam com sementes e afins. Há um custo para se fazer o descarte adequado dessas borrachas, devido sua composição, não poderiam ser descartada junto com resíduos sólidos comuns. Outro modelo testado também foi com o cabo aço galvanizado corrugado o qual terá uma maior durabilidade, não havendo necessidade de substituição deste cabo.

 

Os principais materiais utilizados na composição desses abafadores seriam de alguma forma descartados no meio ambiente. Portanto, o CBMMS visando sustentabilidade e redução de impactos ambientais os transformam em ferramentas ecologicamente corretas para extinção de incêndios florestais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.