Centro de Proteção Ambiental realiza instrução no 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar em Aquidauana

Categoria: Geral | Publicado: sábado, maio 14, 2016 as 13:00 | Voltar

IMG_5412

Aquidauana (MS) – Foi realizado nos dias 09 e 10/05/2016 (segunda e terça-feira) a Instrução de Tropa Pronta (ITP) com o tema voltado para o Atendimento a Emergência com Produtos Perigoso envolvendo Amônia e Cloro, para o efetivo do 1ºSGBM/Ind.

O deslocamento se deu através da viatura APP-01, concebida, para o atendimento a Emergências Ambientais e Posto de Comando no âmbito do CBM-MS, DSC01198tal viatura possui uma gama de matérias tecnológicos a serem empregados em todas as fases do atendimento, suprindo com recursos necessários, alem de militares especializados.

A instrução contou com os militares, Sargento BM Santiago, e o Soldado BM Jolo, especialista em Atendimento a Emergências com Produtos Perigos, ambos pertencentes ao Centro de Proteção Ambiental (CPA), os quais conduziram os dois dias a instrução de forma a atualizar a tropa quanto às técnicas de contenção e procedimentos a serem adotados no caso especifico de vazamentos de Amônia e Cloro. Visando a preparação e prevenção nas emergências destas naturezas.IMG_5407

As instruções foram divididas em parte teórica, realizada no auditório do 1ºSGBM/IndIMG_5400 e parte prática no centro de tratamento da SANESUL, onde foram abordados didaticamente, sequencia operacional adotada em emergência como produtos perigosos, coredor de redução de contaminação, terminologias, toxicologia, níveis de proteção e técnicas de contenção e combate, enfatizando a preservação da vida e do meio ambiente de formar a minimar/anular os danos advindo de tais emergências.

 Durante os exercícios práticos foram abordadas as diversas IMG_5411situações dos possíveis vazamentos, supridos com o embasamento teórico especifico do Cloro e Amônia, tais como seu comportamento em pressão atmosférica, taxas de expansão, toxidade e incompatibilidades com outros produtos, foram realizados a aplicação dos KIT’s Cloro “A” e “B” e Luvas metálicas (contenção de vazamento em tubulação).

IMG_5428IMG_5467IMG_5458IMG_5475IMG_5432

IMG_5499

IMG_5496

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.