Com manobra de Heimlich, Cabo do Bombeiro salva vítima de engasgamento em Aquidauana

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, janeiro 31, 2017 as 13:53 | Voltar

Na noite do dia 29 o Cabo Valdevino e o Sargento Magnaldo, encontravam-se em momento de lazer com suas famílias, em uma lanchonete localizada na Avenida Pantaneta na cidade de Aquidauana, quando se deparou com o Sr. F.L.P de 37 anos, Técnico em Radiologia médica do Hospital Regional da cidade o qual apresentava sinais de asfixia.

O Cabo Valdevino identificou, imediatamente a obstrução das vias aéreas da vítima, por corpo estranho e, de forma rápida, técnica e precisa, iniciou a manobra de Heimlich, procedimento essencial para salvar vidas em situações de engasgamento e que consiste na realização de compressões para dentro e para cima (desenhando um J), a nível superior do abdômen, mais precisamente abaixo do esterno. A cada série de 5 compressões, a vítima é reavaliada. Não havendo desobstrução, nova série de compressões é iniciada, dando continuidade a essa sequência de procedimentos até o desengasgamento. O Sargento Toledo, mesmo se recuperando de fratura no punho, teve importante função no cenário apresentado, acalmando as pessoas presentes, inclusive, parentes da vítima, assegurando ao Cabo Valdevino a realização dos procedimentos sem intervenções externas que poderiam atrapalhar seu trabalho.

A asfixia é uma causa comum de morte após engasgo com alimentos, a vítima tenta falar e a voz não sai, começa a ficar agitada e confusa, levando as mãos para a garganta. A pele pode mudar de cor, passando a ficar azulada o que indica baixa oxigenação do sangue. Provocada por uma súbita queda de oxigenação, pode levar à morte em poucos minutos, se não for solucionada rapidamente.

A atuação dos bombeiros militares foi decisiva para salvar a vida do cidadão que se engasgou com um pedaço de carne. Com suas ações, demonstraram o compromisso do bombeiro militar em ser pelo cidadão 24 horas por dia, sempre a postos para salvar.

A qualidade técnica do procedimento executado, revela o valor dos cursos realizados na corporação, bem como a importância das instruções de tropa pronta, cujos resultados são a excelência dos serviços prestados ao cidadão.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.