Parceria entre Governo Estadual, Prefeitura Municipal e Corpo de Bombeiros Militar inaugura 5ª Seção de Bombeiros em Nova Alvorada do Sul

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, maio 30, 2017 as 10:30 | Voltar

Campo Grande (MS) – Foi inaugurada, na manhã desta segunda-feira (29/05), a 5ª Seção de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, na cidade de Nova Alvorada do Sul.

O evento contou com a presença do Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, da Vice-Governadora, Rose Modesto, dos Deputados Estaduais Lidio Lopes e Felipe Orro, do Prefeito de Nova Alvorada do Sul, Arlei Silva Barbosa, do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel Esli Ricardo de Lima, além de diversas outras autoridades civis e militares.

Foto: Edemir Rodrigues

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel Esli Ricardo, em seu discurso, destacou os investimentos que o governo estadual tem feito na corporação, com a compra de viaturas e equipamentos e ressaltou que a Seção de Bombeiros Militar de Nova Alvorada do Sul é, sem dúvida, um marco histórico para comunidade local e a concretização deste projeto demonstra a importância da parceria entre estado e município.

Para o Secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, Mato Grosso do Sul possui “valorosos” profissionais de segurança pública, e a inauguração do quartel dos bombeiros em Nova Alvorada é um fato histórico para o Estado.

Visivelmente emocionado, o Prefeito da cidade, Arlei Barbosa, agradeceu o Governador e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros pela parceria que possibilitou a instalação de uma unidade dos Bombeiros no município e destacou que a sociedade local é, sem dúvida, a principal beneficiada.

Menino confidencia ao governador que sonha em ser Bombeiro. Foto: Patrese Marengo

O Governador, Reinaldo Azambuja, enfatizou que a inauguração demonstra que, mesmo em meio a crise que o país atravessa, seu governo tem realizado investimentos constantes na Segurança Pública, “é no momento da crise que nós temos que buscar as parcerias, buscar resolver os problemas da sociedade. E aqui está um bom exemplo a ser seguido, que é a criação dessa unidade dos Bombeiros comunitários do Mato Grosso do Sul”, afirmou o governador, na solenidade de inauguração. O governador lembrou ainda, de quando era Prefeito de Maracaju em 2001 e na ocasião, locou um imóvel para que os Bombeiros Militares atuassem na cidade e desde então a corporação nunca mais saiu do município, fazendo um comparativo com a atitude do Prefeito de Nova Alvorada, Arlei Barbosa, que locou o prédio para funcionamento da Seção de Bombeiros na cidade.

Após a entrega de homenagens, o Comandante Geral, juntamente com o Governador e demais autoridades realizaram o descerramento da placa inaugural do prédio onde funcionará a unidade do Corpo de Bombeiros de Nova Alvorada do Sul.

Descerramento da placa inaugural. Foto: Edemir Rodrigues

Seção Comunitária de Bombeiros

Imagem aére da 5ª Seção de Bombeiros Militar de Nova Alvorada do Sul

Desde o início do ano foram realizadas reuniões com o objetivo de definir os detalhes do funcionamento da Seção de Bombeiros do município, onde participaram a vice-governadora, Rose Modesto, o prefeito de Nova Alvorada, Arlei Barbosa, o Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel Joilson Alves do Amaral e o Comandante do 1º Grupamento de Bombeiros da capital, Ten Cel Romero Inácio de Souza.

A 5ª Seção de Bombeiros Militar, funcionará através de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Alvorada do Sul e o Governo do Estado, por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar., onde a prefeitura cede servidores municipais que, após receberem treinamentos, passam a auxiliar os militares do Corpo de Bombeiros no atendimento a população.

Formado na Academia Bombeiro Militar no estado de Goiás, o 2º Tenente BM Kaled Issa Zeinab foi designado como primeiro comandante da unidade, que contará com um efetivo inicial de 9 militares do Corpo de Bombeiros e 16 servidores municipais de Nova Alvorada, que, recentemente, passaram por treinamento no 1º Grupamento de Bombeiros da capital e concluíram com êxito o 1º Curso de Bombeiros Comunitários realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, os servidores receberam instruções como: Atendimento Pré-Hospitalar, Comunicação, Salvamento, Combate a Incêndio, noções dos trabalhos realizados na Seção de Atividades Técnicas, e também tiveram a oportunidade de estagiarem nas viaturas de salvamento e resgate da capital.

Encerrando a solenidade, as viaturas que irão atender o município desfilaram em comboio pelas ruas da cidade.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.