Campo Grande – MS Na manhã desta terça-feira (20) foi realizada visita ao quartel Costa e Silva (1ª SBM/1º SGBM/1º GBM), concluindo o cronograma de visitas previsto pelo Comandante – Geral aos quartéis da área sul subordinados ao CMB. A visita contou com a presença do Comandante Geral, Coronel JOILSON Alves do Amaral, do Comandante do 1º GBM e o Tenente Coronel Waldemir MOREIRA Júnior, Comandante da Unidade histórica da capital.
Conforme previsto pelo cronograma, foram visitados os quarteis do Tijuca (2°SBM/2°SGBM/1°GBM) no dia 12/03, do Guanandi (2°SBM/1°SGBM/1°GBM) no dia 13/03, da Moreninhas (3°SBM/1°SGBM/1°GBM) no dia 15/03, de Nova Alvorada do Sul (5°SBM/1°SGBM/1°GBM) no dia 16/03 , do Aeroporto (1°SBM/2°SGBM/1°GBM) no dia 19/03 e da Costa e Silva (1°SBM/1°SGBM/1°GBM) no dia 20/03.
As visitas tiveram por objetivo informar a tropa quanto às atividades estratégicas, projetos em desenvolvimento bem como aproximar o comando da corporação, estabelecendo um canal de comunicação direto com o Comandante – Geral do CBMMS, com foco na melhoria de qualidade do serviço prestado à sociedade.
A unidade do quartel da Costa e Silva, sede do 1°GBM, comemorou o quadragésimo sétimo aniversário na data 25 de setembro de 2017. Situado à avenida Costa e Silva, 901, nesta capital, iniciou suas atividades em 25 de setembro de 1.970, com a instalação do 2º GI (2º Grupamento de Incêndio) que na época contava apenas com apenas 33 bombeiros 01 pick-up, para salvamento e 03 caminhões tanques para atender toda a Capital.
Hoje o atual 1°GBM (1º Grupamento de Bombeiros Militar) possui dois Subgrupamentos, o 1º SGBM (1º Sub Grupamento de Bombeiros Militar) e o 2º SGBM (2º Sub Grupamento de Bombeiros Militar) responsáveis pelo atendimento da área sul da cidade de Campo Grande e são responsáveis ainda, pelo atendimento nas regiões dos municípios de Terenos e Nova Alvorada do Sul, com 06(seis) unidades na capital: Costa e Silva, Guanandi, Moreninha, Tijuca , Aeroporto e Nova Alvorada do Sul. Possui hoje um efetivo de 212 militares e 41 viaturas sendo elas viaturas de motosocorro, resgate, salvamento, combate a incêndio, guincho, dentre outras.