Campo Grande (MS) – O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, Coronel Joilson Alves do Amaral, participou de agenda, no período de 12 a 14 de Junho, na capital federal, com o escopo de visitar os deputados federais e senadores e participar do Seminário Nacional de Segurança Pública.
Primeiramente, a agenda foi realizada na Câmara dos Deputados, onde foi possível se reunir com alguns Deputados Federais e Senador, oportunidade em que o Comandante Geral do CBMMS explanou sobre a realidade da instituição, bem como, com o objetivo de manter o crescimento e fortalecimento da corporação, solicitou a destinação de recursos financeiros, por meio de Emendas Parlamentares, para a aquisição de viaturas. Nesse mesmo sentido, também realizou visita ao Ministro de Governo no Palácio do Planalto, Presidência da República. Oportunamente, o Assessor Parlamentar do CBMMS, Cel Lemos, acompanhou as visitas.
No segundo dia, ocorreu o Seminário Nacional de Segurança Pública, evento que contou com a presença do Presidente da República, Michel Temer, e Ministro Extraordinário de Segurança Pública, Raul Jungmann. O evento teve por objetivo reunir todos os gestores de toda a segurança pública do Brasil, além de proporcionar a exposição de painéis e realização de debates acerca da Valorização e Proteção do profissional de Segurança Pública e Legítima Defesa e apresentação de “cases” de sucesso na Segurança Pública, como Comunicação Digital/Integração, SINESP, dentre outros temas de extrema importância. Nesta oportunidade, o Estado de Mato Grosso do Sul foi representado pelo Secretário de Justiça e Segurança Pública, Comandantes Gerais do CBMMS, PMMS, Delegado Geral da PCMMS e Coordenadora Geral do Instituto Geral de Perícias.
No dia 14 de Junho, o Comandante Geral do CBMMS, Cel Joilson, acompanhado dos Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros Militar dos Estados de Santa Catarina, Espírito Santo, Tocantins, Distrito Federal, Pernambuco e Subcomandante Geral do CBMMG, realizaram reunião com o Dr. Márcio Boscaro, Juiz auxiliar do Ministro Dias Toffoli, com o escopo de ver pautada para julgamento a ADI5354, que trata da inconstitucionalidade de dispositivo da Constituição do Estado de Santa Catarina, referente a realização de serviços técnicos por bombeiros voluntários. Ademais, realizou visita às instalações da Academia de Bombeiros Militar do CBMDF.
Por derradeiro, ações proativas do Comandante Geral do CBMMS propicia que a corporação mantenha o crescimento e fortalecimento, alcançando os objetivos institucionais e, principalmente, propiciando um atendimento, cada vez melhor, à população sul-mato-grossensse.