Comando Metropolitano de Bombeiros Realiza Atualização de Mergulho de Resgate

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, dezembro 28, 2017 as 08:58 | Voltar

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul atende constantemente ocorrências que envolvem operações subaquáticas, como afogamentos, naufrágios de embarcações, entre outras.   Diante disso, conta com militares especializados em Mergulho de Resgate para atuarem diretamente nas ocorrências desta natureza.



Por exigir apurada capacidade técnica, diante dos riscos inerentes a esta atividade, se fazem necessários constantes treinamentos para aprimoramento e atualização buscando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e psicomotoras.

Assim, entre os dias 12 e 15 de dezembro de 2017, os militares que compõem a escala de mergulhadores de resgate do Comando Metropolitano de Bombeiros participaram de instruções teóricas,  nesta oportunidade, o Subcomandante Geral do CBMMS, Coronel Joilson, realizou a abertura das instruções, explanando sobre a importância da atividade e atualização contínua dos conhecimentos; As instruções teóricas tiveram como foco a física e medicina do mergulho e tabelas de descompressão, realizadas na Academia de Bombeiros Militar - ABM,

   

A parte prática foi focada na realização de exercícios práticos de maneabilidade subaquática dos equipamentos de circuito aberto, apneia,  métodos de busca, reflutuação de objetos submersos, utilização de sonar, máscara de comunicação sem fio "full face",  e salvamento aquático com a utilização de motonáutica e prancha sled e salvamento aquático com a utilização de nadadeiras e rescue-tube, realizados no Tênis Clube e lagoa da Fazenda Matinha.

    

 

O treinamento foi realizado sob a coordenação do Maj QOBM Venâncio, tendo ainda como instrutores o 1º Ten QOBM Vinícius e 2º SGT QPBM Martinha, especialista em Salvamento Aquático; bem como houve a participação do 5ºSGBM/Ind (Coxim) na instrutoria de Salvamento Aquático com a utilização da motonáutica, ST José Carlos.

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.