O mosquito é vetor dos vírus da Dengue, Chikungunya, Zika e Mayaro, doenças virais que podem levar à morte
Militar realizando vistoria para verificar a existência de criadouro do mosquito
Caarapó (MS) – No dia 24/02/2017, os integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, em Caarapó-MS, efetivaram medidas de prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti na Unidade Bombeiro Militar (UBM) da cidade.
A atividade foi motivada pela sensibilização da tropa na importância da prevenção e eliminação de focos do mosquito que é o vetor dos vírus da Dengue, Chikungunya, Zika e Mayaro, doenças virais que podem levar à morte.
Foram feitas vistorias e eliminação de eventuais criadouros do mosquito Aedes aegypti, bem como realizada limpeza das áreas internas e externas no entorno das instalações da UBM, através de uma faxina geral. Atenção maior foi dada nas áreas desprotegidas de chuva, propícias à possibilidade de acúmulo de água.
Entre as medidas tomadas, foram verificados os pratos dos vasos de plantas, recipientes foram acomodados de modo a permanecer com o bocal virado para baixo, foi utilizado composto químico Hipoclorito de Sódio para matar possíveis larvas do mosquito e as calhas de escoamento de água da chuva foram limpas.
“Se todos tiverem a consciência da prevenção, podemos ter uma cidade livre destas doenças, que são tão perigosas e aterrorizam toda a população”, acrescentou o 1º Sargento Morinigo, responsável pela coordenação da ação, informando ainda que estas medidas deverão ser realizadas constantemente a fim de que causem o efeito desejado.