Corpo de Bombeiro Militar em Três Lagoas obtém expressivo resultado após ação de prevenção a afogamentos

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, fevereiro 21, 2018 as 07:58 | Voltar

Três Lagoas (MS) - O 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) chegou ao fim do período de festas envolvendo Natal, Ano Novo e Carnaval com um excelente resultado: não houve nenhum registro de ocorrências por afogamento.

Essa conquista do 5° GBM é resultado das diversas atividades realizadas na SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES POR AFOGAMENTO (SEPAAF), uma grande ação realizada em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas e apoio de empresas e clubes locais. O evento se deu em razão do grande número de afogamentos que vinha ocorrendo na área de atuação do 5º GBM.

A SEPAAF foi realizada estrategicamente na semana de 19 a 25 de novembro de 2017. Semana esta próxima ao período de férias e festas, quando, em razão do clima quente na região de Três Lagoas, a procura por lazer junto a lagos, rios e piscinas aumenta e, como consequência, há o aumento do risco de ocorrências de afogamento.

Em anos anteriores várias ocorrências de afogamentos foram registradas, como no período de 01/12/15 a 15/02/16, com 5 ocorrências envolvendo 7 vítimas, sendo 6 delas vítimas fatais. E no mesmo período 01/12/16 a 15/02/17, com 6 ocorrências envolvendo 8 vítimas, sendo 6 delas vítimas fatais.

Atividades da Semana de Prevenção de Acidentes por Afogamento

Houve, no período, uma maciça divulgação nos órgãos de imprensa das dicas de segurança para evitar o afogamento e, também, diversas atividades de orientação e treinamento desenvolvidas a pessoas da comunidade (crianças, jovens e adultos), como: Panfletagem, Palestras, Treinamento Básico de Salvamento Aquático, Maratona Aquática “3 Horas Nadando”.

Como resultado, a semana alcançou um expressivo número de mais de 5.000 pessoas orientadas diretamente, contribuindo, assim, para a formação de multiplicadores das orientações de prevenção a afogamento que chegou a outras tantas pessoas de forma indireta.

Dessa forma, com a semente da prevenção lançada e exaustivamente trabalhada, o 5º GBM desde então não registrou nenhuma ocorrência de afogamento até o dia de hoje, mesmo ocorrendo os festejos e brincadeiras do período de férias, natal, ano novo e feriado de Carnaval, quando há uma grande concentração de pessoas nos rios, lagoas e clubes com piscinas.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.