Três Lagoas (MS) – Na última sexta-feira (02), o 5º Grupamento de Bombeiros Militar recebeu a visita de funcionários da Videira Transporte, uma empresa especializada no transporte de produtos químicos. Possuindo uma filial em Três Lagoas, a empresa transporta soda cáustica e ácido sulfúrico para as grandes indústrias de celulose instaladas no município.
A soda cáustica ou hidróxido de sódio é uma base forte. Apesar de não ser combustível é altamente corrosiva e sua manipulação deve ser feita com muito cuidado. É empregada no tratamento da celulose, onde absorve a água presente no ambiente, e também, no tratamento de resíduos, fabricação de vidro dentre outras utilizações.
Os efeitos da soda cáustica podem ser vistos independentemente do meio de contaminação, sua simples presença no ar pode levar a uma pneumonia química. Em contato com a pele ou olhos pode causar grandes queimaduras.
Já o ácido sulfúrico é um ácido mineral forte, extremamente tóxico, possui elevada ação corrosiva, assim, do contato ou mesmo inalação geram-se grandes prejuízos à vítima. Muito empregado nas indústrias, tem entre outras utilidades o emprego na fabricação de tintas, papel e explosivos, além do uso em baterias automotivas.
Assim, diante de tantos perigos envolvendo essas substâncias, os profissionais da Videira Transportadora visitaram o 5º Grupamento de Bombeiros Militar para troca de experiências e compartilhamento de táticas, técnicas e tecnologias. Pois em caso de uma ocorrência, envolvendo tais produtos em via pública, cabe ao Corpo de Bombeiros Militar o comando da ocorrência.
Na oportunidade, os funcionários da empresa apresentaram aos militares de serviço um veículo de propriedade da empresa. Este veículo é detentor de equipamentos especiais para atendimentos emergenciais a acidentes envolvendo soda cáustica e ácido sulfúrico.