Em Corumbá, os estabelecimentos comerciais que possuem menos 750 m² ou um fluxo de até cem pessoas e que emitiram o Certificado Online, estão sendo vistoriados pelo Corpo de Bombeiros, onde todos os itens de segurança são verificados, assim como as informações declaradas no formulário online.
As vistorias não têm hora nem data para acontecer, restando ao declarante estar obrigatoriamente em posse do Certificado Online e em local visível, além de observar e zelar para que todas as informações declaradas possam estar em conformidade com os itens existentes no estabelecimento.
A incoerência das informações preenchidas na declaração e que não estejam em conformidade com a vistoria, o comerciante poderá ser notificado, multado, ter o Certificado cassado e até ter o estabelecimento interditado.
Estabelecimentos que possuem central de GLP ou produtos químicos e que tenham um fluxo de mais de cem pessoas não se enquadram na modalidade de emissão online, sendo necessário o comparecimento no 3° Grupamento de Bombeiros.
Para o Sr. Edson Francisco Rege de 53 anos,”A segurança no comercio é importante não só para estar certo com a lei mas também para ter essa segurança a mais com nossos produtos”, declarou o comerciante.
Anteriormente era feito o requerimento de vistoria junto as Corpo de Bombeiros e o comerciante teria que aguardar até trinta dias para a realização da vistoria e emissão do certificado. Com o Sistema Prevenir foi dado celeridade aos processos de emissão e após impresso não necessita de autenticação junto à repartições públicas ou cartórios.
Texto: Cb Carlos Alberto Aux/B-5