O 9º Subgrupamento de Bombeiros em Caarapó realizou nesta sexta-feira 03, um simulado técnico operacional, visando à execução do PAME (Plano de Auxílio Mútuo de Emergência), que contempla a participação de diversos representantes da comunidade local, além do Corpo de Bombeiros.
O exercício foi realizado na usina de açúcar e álcool Raízen e contou com equipes de atendimento de primeiros socorros e combate a incêndio em tanques com armazenamento de grande quantidade de líquidos inflamáveis.
A situação problema, uma hipotética explosão em um dos tanques de combustível, com vários feridos, foi atendida por 22 funcionários que compõem a brigada de incêndio da empresa, além de um engenheiro de segurança do trabalho, dois técnicos de segurança e uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar, responsável pelo comando da operação.
Durante o exercício, foram testados o sistema preventivo da edificação, tais como sistema de chuveiros automáticos, alarme de incêndio e execução do plano de evacuação. Foram também utilizados caminhões pipas e ambulâncias da referida usina e da unidade Nova América Agrícola. Foi ainda efetuado o registro e avaliação do tempo resposta para a retirada dos feridos.
O Corpo de Bombeiros Militar em Caarapó avaliou como positiva a simulação, pois pode observar o entrosamento entre os participantes da atividade, além do correto manejo dos sistemas preventivos de combate a incêndio.