O evento foi realizado no dia 30 de abril (5ª feira), no Teatro Glauce Rocha em Campo Grande. O fundador da Soka Gakkai Internacional, Daisaku Ikeda, líder budista que percorre o mundo pregando a paz, esperança, compreensão e prosperidade embasadas no verdadeiro humanismo, foi homenageado pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul com a Medalha Imperador Dom Pedro II.
A Medalha foi entregue pelo Subcomandante-geral e Chefe do Estado Maior Geral, Coronel QOBM Joilson Alves do Amaral, ao Sr. Naoto Yoshikawa, 1º Vice-Presidente da BSGI (Brasil Soka Gakkai Internacional) o qual estava representando o homenageado Sr. Daisaku Ikeda.
Durante o eento, foi realizada a apresentação o Coral Vozes do Coração Ikeda, coral fundado em 16 de abril de 2008, desde então tem como principal objetivo cantar em união para tocar o coração das pessoas, transmitindo-lhes alegria e esperança. O coral foi regido por Márcia Tateíshi, acompanhado pela pianista Sandra Helena Lombardi de Melo e pelo instrumentista Marco Antônio Carstens Mendonça.
O decreto assinado pelo governador Reinaldo Azambuja, concedendo a mais alta honraria da instituição ao líder budista, foi publicado na terça-feira, 14 de abril, em Diário Oficial do Estado, na página 41.
A Medalha Imperador Dom Pedro II destina-se a agraciar os cidadãos nacionais e estrangeiros que tenham tornado credores de homenagem do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.