Corpo de Bombeiros Militar dá início ao Curso de Mergulho Autônomo de Resgate

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, abril 2, 2018 as 13:50 | Voltar

Dourados (MS) – Na manhã desta segunda-feira (02) foi realizada a aula inaugural do 4º Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT). O evento, que ocorreu no anfiteatro da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), contou com a presença do Comandante do CBI CEL QOBM Romero Inácio de Souza, que representou o Comandante Geral do CBMMS, militares de outras unidades que atuarão como instrutores e monitores, além dos alunos que integrarão a turma do curso.

A especialização conta com o apoio do 28º Batalhão Logístico do Exército Brasileiro e UFGD e se deve à necessidade de atendimento constante de ocorrências que envolvam operações subaquáticas, como afogamentos, naufrágios de embarcações, entre outras situações em rios, córregos, lagos e lagoas, além da grande planície do pantanal, que em boa parte do ano se encontra alagada.

A execução do curso será de responsabilidade do 2º Grupamento de Bombeiros Militar e o corpo docente é formado por militares com especialização na área de mergulho. A duração será de seis semanas, e a formatura dos novos mergulhadores está prevista para o dia 11 de maio de 2018.

A turma conta com 19 alunos que receberão instruções e treinamentos de mergulho de resgate. Algumas das matérias contempladas pela grade curricular são: Marinharia e Motor de Popa; Equipamentos Básico e Autônomo; Noções de Anatomia e Fisiologia; Física do Mergulho; Acidentes de Mergulho; Métodos de Descompressão; Métodos de Busca e Resgate; Manutenção de equipamento autônomo; Mergulho livre; Salvamento Aquático; Atendimento Pré-Hospitalar e Medicina Hiperbárica.

Foto e Texto: Assessoria de Imprensa do 2ºGBM

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.