Corpo de Bombeiros Militar de Coxim Realiza Busca Subaquática

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, outubro 26, 2016 as 10:52 | Voltar

Coxim (MS) - No final da tarde do dia 22 de outubro, o 5° Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente atendeu uma ocorrência de afogamento ocorrida no rio Taquari, no perímetro urbano da cidade de Coxim. Segundo informações dos solicitantes, houve o naufrágio de uma embarcação tripulada por 8 pessoas, dentre elas uma criança, a única que utilizava colete salva vidas e durante a tentativa de desvirar o barco, um dos ocupantes acabou desaparecendo nas águas do rio.

Ao tomar ciência da ocorrência, prontamente as guarnições de Salvamento e Resgate deslocaram para o local e simultaneamente foi acionado uma equipe de mergulhadores, chefiada pelo comandante da Unidade, o Capitão QOBM Venâncio que coordenou a operação de busca através do mergulho de resgate até o anoitecer. Na manhã do dia 23 foram retomadas as buscas através de mergulhos e, devido à forte correnteza, fundo do rio liso e sem enroscos, foi descartada a hipótese do corpo estar nas imediações. Por volta das 12:00h, o corpo da vítima foi visualizado por pescadores em um banco de areia (trecho assoreado) a aproximadamente 5 km do local do afogamento. A guarnição de busca se deslocou para o local indicado, resgatando o corpo para que fossem tomadas as medidas legais de perícia e necropsia.

Acidentes como o ocorrido podem e devem ser evitados. O Corpo de Bombeiros Militar orienta as pessoas a  permanecerem sentadas no banco do barco durante os deslocamentos e utilizar coletes salva vidas independente de saber  nadar. Os piloteiros devem ser habilitados (possuir arrais amador), não fazer uso de bebida alcoólica caso for conduzir a embarcação, não realizar “rachas” ou “cavalos de pau” e sempre pilotar em velocidade compatível, tendo cautela com os bancos de areias e obstáculos que possam estar submersos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA, a cada 84 minutos um brasileiro morre afogado, homens morrem 6 vezes mais que mulheres e 75% dos óbitos ocorrem em rios e represas. Para saber mais sobre como prevenir acesse: http://www.sobrasa.org/

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.