Corpo de Bombeiros Militar de Coxim realiza vistoria em Unidade de Armazenamento de Grãos e no Aeroporto de São Gabriel D`Oeste

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, janeiro 31, 2018 as 10:32 | Voltar

Coxim (MS) – Na quarta- feira (17), os militares da SAT (Seção de Atividades Técnicas) do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, realizaram vistoria no aeroporto (empresa de hangares utilizados para acondicionamento de aeronaves que efetuam  o trabalho de pulverização de agrotóxicos nos plantios agrícolas da região) e na Unidade de Armazenamento de Grãos da Cooperativa Central de Alimentos em São Gabriel do Oeste.

O objetivo da Vistoria é garantir que a Lei 4.335/13 esteja sendo cumprida, respeitada e colocada em prática pelos estabelecimentos comerciais da cidade.

Neste caso mais especificamente, por tratar- se de empresas de grande porte, o cumprimento desta lei evita que ocorram acidentes, sinistros, incêndios e até mesmo alguma catástrofe. Durante a vistoria, são verificados se os itens de segurança, como extintores, lâmpadas de emergência, placas de sinalização de emergência, etc... estão colocadas de acordo com os projetos de cada edificação, projetos estes que são feitos por engenheiros devidamente cadastrados junto ao Corpo de Bombeiros Militar do MS e que são feitos levando- se em conta as especificidades de cada local para que caso ocorra um incidente, o uso dos itens e equipamentos de segurança possam ser utilizados de maneira otimizada.

No caso dos Silos, é imprescidível ainda (de acordo com a Norma Técnica 27/2013) que a instalação tenha constante programa de limpeza, para evitar acúmulo de poeira, evitando assim explosões. Os grãos devem ser constantemente aerados, para evitar a decomposição e não gerar vapores inflamáveis como o metanol, propano ou butano, sendo assim, é exigido ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) dos sistemas de controle de temperarura, despoeiramento e explosão.

O trabalho de vistoria, realizado pela Seção de Atividades Técnicas,  busca verificar se os estabelecimentos possuem os itens de segurança e proteção conforme previsto na legislação vigente, estipulada pela Lei 4335/13. Atendendo- se as exigências,  a edificação recebe o Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CVC/CBMMS).

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.