Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul forma Brigadas Indígenas em Caarapó/MS para atuação em primeiros socorros e prevenção e combate aos incêndios florestais

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, dezembro 16, 2015 as 15:00 | Voltar

Caarapó (MS) – Quartel do 9° SGBM, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), sob supervisão do seu Coordenador de Projetos Institucionais, desenvolveu 03 (três) capacitações de formação de Brigadas Indígenas para proteção à vida e ao meio ambiente dentro das 07 (sete) aldeias indígenas lá existentes, em prol da proteção de 6.000 (seis mil) habitantes indígenas das etnias Guarany e Kaiowá.

As capacitações ocorreram nos dias 23 de novembro e nos dias 03, 04, 07 e 08 de dezembro deste ano, nas Aldeias Indígenas de Caarapó/MS.

As capacitações findaram com 91 (noventa e uma) pessoas capacitadas, que vão desde médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saneamento básico e de saúde (AISAN e AIS) da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) local do Ministério da Saúde, até lideranças, rezadores e população silvícola em geral.

No entendimento do Corpo de Bombeiros Militar, esta ação promove diversas melhorias locais, que vão desde o aumento da sensação de autoproteção comunitária, melhor proteção a incolumidade das pessoas, proteção do patrimônio, bem como, conscientização para fins de proteção da fauna e da flora.

instrução GCIFs 2

As instruções teóricas e práticas foram ministradas na Aldeia Teyí Kuê (aproximadamente 20 quilômetros em estrada de terra) de Caarapó-MS, cidade que fica distante 273 quilômetros da Capital, situada na região do conesul do Estado.

instrução GCIFs 3

Mesmo diante de fortes chuvas que ocorreram na região durante o período, as capacitações ocorreram normalmente, com emprego de viaturas e pessoal do 9º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, situado na cidade, onde ficou claro a importância de acesso local do Corpo de Bombeiros Militar com viaturas 4x4 de alto desempenho operacional.

Tais chuvas não diminuíram o entusiasmo da população indígena, que compareceu para receber a capacitação e cumprir a carga horária exigida.

instrução GCIFs 8

As capacitações tiveram apoio do Distrito Sanitário Especial de Mato Grosso do Sul (DSEI/MS) do Ministério da Saúde e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/MS e a solenidade contou a com a presença de diversas autoridades estaduais e locais.

instrução GCIFs

Na oportunidade, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul doou equipamentos de proteção individual (EPI), como máscaras de proteção respiratória, óculos e luvas aos instruendos e também doou a SESAI local, mataeriais de consumo de atendimento pré-hospitalar (APH) e abafadores de combate à incêndios florestais.

 

Por fim, tem-se a intenção de realizar o mesmo treinamento, em 2016, junto às Aldeias Indígenas de Amambai e outras em todo o Estado, bem como, solicitar cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (SEJUSP/MS), por intermédio do CBMMS e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça (MJ) para apoiar essas ações de prevenção e proteção à vida, bem como, melhorar a resposta operacional do CBMMS à essas comunidades indígenas de todo o Estado e população em geral.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.