Corpo de Bombeiros Militar do MS aposenta “Cão Terapeuta”, Kauê

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, janeiro 29, 2018 as 12:08 | Voltar

Coxim(MS) - Na manhã do último sábado (27), aconteceu em Campo Grande MS o evento que marcou a aposentadoria de Kauê, um cão da raça golden retriever, que fazia parte do Projeto Social "Cão Herói, Cão Amigo - Terapia Assistida Por Cães” do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul.

O projeto refere- se aos atendimentos realizados em escolas, asilos, casas de repouso e instituições afins.

Kauê foi o segundo cão do projeto e o primeiro a se aposentar, depois de cinco anos de trabalhos desenvolvidos junto à crianças e idosos com necessidades especiais da capital.

 

Aos 14(catorze) anos de vida, Kauê passará a trabalhar apenas na clínica veterinária onde mora com seu dono e tutor, o médico veterinário Antônio Abreu. Em seus cinco anos de serviços, bem prestados à comunidade, Kauê mostrou a importância do contato entre pessoas (mais especificamente com necessidades especiais) e animais.

Durante as homenagens, o Criador e Coordenador Geral do Serviço de Cães do CBMMS, Cap. Fábio Pereira de Lima, ressaltou mais uma vez a importância do “Projeto Cão Herói, Cão Amigo - Terapia Assistida Por Cães” para a sociedade.

O Capitão falou também da oficialização do referido projeto (foi oficializado na Corporação em 2014, conforme publicação em Boletim Geral do CBMMS, n° 61 de 04/04/2016 e suplemento, funcionando no 6°GBM em Campo Grande e 5°SGBM/IND em Coxim) dentro do CBMMS e das diferenças de perfil de um cão de busca e um cão terapeuta, pois, os cães que participam do projeto de terapia necessitam ser dóceis e tranquilos, não estressando- se fora de seu ambiente e principalmente quando as crianças puxam sua cauda ou orelhas, o que é normal e, finalizou lembrando que a terapia assistida por cães é um trabalho em equipe e multidisciplinar. O cão motivador é conduzido nas sessões por um bombeiro militar e voluntários capacitados, que auxiliam o tratamento de profissionais de saúde habilitados, compondo assim, um conjunto de sucesso.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.