Corpo de Bombeiros Militar e Sebrae iniciam ações de capacitação e prevenção de incêndios florestais junto aos fazendeiros e ribeirinhos da região do Pantanal

Categoria: Desataque, Destaque | Publicado: terça-feira, dezembro 14, 2021 as 14:26 | Voltar

Corumbá (MS) - Em decorrência dos incêndios florestais identificados na região pantaneira nos últimos anos, o CBMMS firmou convênio com o SEBRAE com apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), para a realização de campanha de educação, prevenção, orientação e sensibilização do povo pantaneiro nos incêndios e queimadas.

Neste final de semana nos dias 11 e 12 , iniciaram o ciclo de instruções na região Pantaneira precisamente no Porto São Pedro, região do Chané, (Paiaguás) subindo o Rio Paraguai, aproximadamente 180 km da área urbana de Corumbá.

Foram realizadas palestras e oficinas sobre incêndio florestais e queimadas na região do Pantanal e a houve capacitação de 20 participantes dessa localidade.


O CBMMS junto com SEBRAE irão percorrer todo território pantaneiro, área que abrange além de Corumbá, os municípios de Aquidauana, Bonito, Coxim, Jardim e Porto Murtinho.

O objetivo do convênio resume-se na implementação de ações para reduzir as causas e mitigar os incêndios, reduzindo a propagação e o impacto econômico, social e ambiental do fogo no Bioma Pantanal. Como as principais causas de incêndios, normalmente, estão relacionadas com a atividade do homem, estes são em sua maior parte evitáveis e essas ações de prevenção de incêndios tem de, necessariamente, incorporar trabalhos de conscientização e de educação ambiental da população da região pantaneira.

Publicado por: André Eduardo Delgado Marti

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.